Liga Nacional de Futsal: veja times, regulamento e onde assistir

Ao todo, 24 equipes lutam pelo título nacional; Corinthians é o atual campeão

imagem cameraCorinthians se sagrou campeão da LNF na temporada 2022 (Foto: Beto Miller)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/03/2023
15:41
Compartilhar

A Liga Nacional de Futsal se iniciou na última quinta-feira e marcou o retorno da competição mais importante em cenário nacional da modalidade. Ao todo, 24 equipes disputam o título do torneio conquistado pelo Corinthians na última temporada.

Abaixo, o LANCE! apresenta as equipes presentes, o número de rodadas, os detentores dosdireitos de transmissão e o regulamento da competição.

+ Osasco se posiciona após Fred Nicácio afirmar que Key Alves foi demitida do clube

CLUBES DA LIGA NACIONAL DE FUTSAL (LNF):

- Atlântico (RS)
- Assoeva (RS)
- Blumenau (SC)
- Brasília (DF)
- Campo Mourão (PR)
- Carlos Barbosa (RS)
- Cascavel (PR)
- Corinthians (SP)
- Esporte Futuro (PR)
- Foz Cataratas (PR) 
- Jaraguá (SC)
- Joinville (SC)
- Joaçaba (SC)
- Magnus (SP)
- Marreco (PR)
- Minas (MG)
- Pato (PR)
- Praia Clube (PR)
- Santo André (SP)
- São José (SP) 
- São Lourenço (SC)
- Taubaté (SP) 
- Tubarão (SC)
- Umuarama (PR)

A competição é dividida em cinco fases: classificatória, oitavas, quartas, semis e final. Na primeira fase, as 24 equipes do torneio se enfrentam entre si em turno único. Avançam para as oitavas de final, em seguida, as 16 melhores na tabela de classificação.

Serão formados oito grupos nas oitavas, separados de A a G. O primeiro colocado da fase de pontos corridos encara o 16º no Grupo A, enquanto o segundo enfrenta o 15º no Grupo B e assim sucessivamente. As partidas são disputadas no formato ida e volta.

Esse formato perdura até as finais. Portanto, os clubes disputam as fases mata-mata em duas partidas, assim como ocorre nos formatos de competições de futebol, como a Libertadores e a Copa do Brasil.

Em caso de dois empates ou vitórias alternadas das equipes, o desempate será realizado da seguinte maneira: será disputado um período suplementar de 10 minutos, divididos em 2 (dois) tempos de cinco minutos sem intervalo, com inversão de lado de quadra. Se ao término do período de prorrogação o empate persistir, será considerada campeã a equipe com melhor colocação na fase de pontos corridos (classificatória).

ONDE ASSISTIR

O SporTV segue com os direitos de transmissão de determinadas partidas da LNF. No entanto, para acompanhar todas as partidas da competição, é necessário assinar o pay-per-view da própria liga, a LNF TV, transmitida por meio da plataforma NSports.

Siga o Lance! no Google News