A sexta-feira foi marcada por destaques brasileiros na pista da Street League Skateboarding. Na Arena Carioca 1, na cidade do Rio de Janeiro, o maior campeonato de Street do mundo viu 30 atletas masculinos disputarem as quartas de final. Três brasileiros marcaram presença; dois deles, o cearense Lucas Rabelo e o paulista Ivan Monteiro, conquistaram um lugar entre os 14 restantes na semifinal. A próxima fase da disputa rola neste sábado, a partir das 17h (Brasília); as mulheres também estarão na disputa, mas às 13h.
Os dois brasileiros disputaram a terceira bateria do dia e optaram por estratégias diferentes para conquistar boas notas e avançar na competição. Enquanto Lucas investiu mais nas linhas, Ivan preferiu arriscar mais nas manobras.
- Consegui andar muito bem, acertei o que tinha planejado e fique bem satisfeito. Fiz as duas linhas bem parecidas e mudei apenas uma manobra, no fim, acho que a segunda passagem foi melhor.”, explica Lucas. O atleta ainda falou sobre estar no Rio e a expectativa para a semifinal de amanhã. “Me sinto em casa aqui, não é aquela pressão de lugares desconhecidos, me lembra Fortaleza e estou acostumado com isso. Sobre a competição, não teve nenhum dia fácil e amanhã não será diferente, mas estou pronto - afirmou Lucas.
Já Ivan brilhou nas manobras e reconheceu que a cada dia a competição fica ainda mais difícil.
- Economizei um pouco na linha e foi nas manobras paradas que decidi fazer as mais difíceis. Escolhi o kickflip noseblunt, que é um 360 noseblunt descendo no corrimão, e foi a manobra com nota mais alta que recebi. Sem dúvidas amanhã será bem mais difícil, mas já estou mais familiarizado com a pista e vamos para cima - finalizou Ivan.
Nas semifinais, 30 atletas irão em busca de quatro vagas para a próxima fase. Lucas Rabelo e Ivan Monteiro se juntam aos brasileiros Tiago Lemos e Carlos Ribeiro, pré-classificados. Diretamente na final estão Kelvin Hoefler e Felipe Gustavo, que são presença confirmada apenas no domingo. As vagas foram garantidas através do ranking da SLS.
Também no sábado, a semifinal feminina irá reunir 24 atletas, sendo cinco brasileiras. Leticia Bufoni, Pamela Rosa, Rayssa Leal, Karen Feitosa e Virginia Fortes entrarão na pista em busca de uma das oito vagas para a final de domingo.
A Street League se despede no Rio de Janeiro após passar por Tampa, Londres, Los Angeles e Huntington Beach. São esperados 176 atletas, entre homens e mulheres. A etapa carioca será decisiva para a definição do ranking do SLS World Tour de 2019, que contará pontos para a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
A Arena Carioca 1 tem capacidade para receber até 5.000 pessoas por dia no final de semana (12 e 13/01), em que haverá venda de ingressos do evento aberto ao público. Já nos dias 8, 9, 10 e 11 será para treinos e para disputa da fase classificatória com portões fechados.