Luta greco-romana, luta olímpica ou wrestling? Atleta brasileira explica mudança de nomenclatura na modalidade

Giullia Penalber, classificada para Paris 2024, esclarece diferença entre nomes

Captura-de-tela-2023-12-11-165322-aspect-ratio-1024-1024
Pedro Werneck
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 11/05/2024
13:00
Atualizado em 10/05/2024
16:58
Compartilhar

A brasileira Giullia Penalber é atleta de wrestling, uma modalidade que pode gerar certa confusão pelos diferentes nomes: luta greco-romana, luta-livre, lutas associadas. Em entrevista ao Lance!, que você assiste completa no vídeo acima, a atleta esclarece as nomenclaturas.

- Eu também conhecia como luta greco-romana, mas o wrestling é dividido em dois estilos: livre e greco-romano. No estilo greco-romano, não se pode usar as pernas para nada. O livre, como o nome diz, é livre. O wrestling, no Brasil, era conhecido como luta olímpica e regido pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas - explicou.

- Em 2013, o wrestling estava ameaçado de sair dos Jogos Olímpicos. Ali, começou um movimento mundial para tornar o wrestling mais atrativo, e uma das ações foi padronizar a nomenclatura wrestling no mundo todo - concluiu Giullia.

Giullia Penalber em ação no Pré-Olímpico de Istambul, na Turquia

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Giullia Penalber está classificada para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta compete na categoria até 57 kg. No ano passado, ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.

Siga o Lance! no Google News