Manaudou diminui ritmo na natação e passa a se dedicar ao handebol

Campeão olímpico em 2012 nos 50m livre, principal adversário de Cesar Cielo quer dar um tempo das piscinas após tanta pressão nos últimos anos

imagem cameraFlorent Manaudou decidiu diminuir o ritmo de treinos na natação (Foto: AFP PHOTO / JEAN-FRANCOIS MONIER)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 27/09/2016
15:09
Compartilhar

O nadador Florent Manaudou causou surpresa nesta terça-feira. Aos 25 anos, o francês anunciou que vai se dedicar menos aos treinos de natação, além de passar a treinar em uma outra modalidade: o handebol. A revelação foi feita em uma entrevista para a AFP.

- Saindo do ciclo de quatro anos coroados com medalhas olímpicas, quero me preservar e ainda assim ter o prazer que tem sido meu motor principal nesses oito anos. Por isso, eu decidir fazer um parênteses do meu treinamento triplo diário (duas sessões de natação e uma de musculação), seguindo como um nadador em ativa, mas que competirá em certas competições este ano - afirmou o atleta.

Manaudou foi nos últimos anos o principal rival do brasileiro Cesar Cielo, principalmente nas provas dos 50m livre. O francês foi campeão olímpico da distância nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, na Inglaterra, e faturou o ouro no Mundial de Kazan, de 2015, na Rússia. Neste ano, ele ficou com a medalha de prata na Olímpíada do Rio de Janeiro, quando foi superado pelo americano Anthony Ervin.

Com a diminuição na intensidade nos treinamentos voltados para a natação, o nadador pretende conciliar seu tempo livre com a prática do handebol, modalidade que foi deixada de lado ainda em sua juventude.

- Não tenho outra ambição a não ser dar o meu melhor e encontrar uma fonte de prazer diferente. Comecei a treinar com o segundo time do clube Aix Handball, porque larguei o esporte coletivo muito cedo como complemento da natação - explicou o competidor.

Manaudou também apontou a pressão por bons resultados como um dos motivos para decidir diminuir o ritmo de sua carreira como nadador.

A decisão do francês chega a ser parecida com a de sua irmã, Laure. Campeã olímpica nos 400m livre em Atenas-2004, na Grécia, ela anunciou a aposentadoria em 2009, aos 22 anos. Dois anos depois, ela retornou às piscinas, mas em 2013, aos 26, abandonou de vez o esporte.

Siga o Lance! no Google News