Martine Grael fica em segundo em regata com campeão da Copa de 94
MAPFRE leva a melhor na In-Port Race, que serve como critério de desempate na Volvo Ocean Race. Time da brasileira e Dongfeng, com Márcio Santos a bordo, completam pódio
- Matéria
- Mais Notícias
O MAPFRE foi o vencedor da regata costeira In-Port Race, uma competição paralela da Volvo Ocean Race utilizada como critério de desempate na disputa principal. Nesta sexta-feira, a equipe espanhola levou a melhor por 43 segundos de vantagem sobre o holandês AkzoNobel, da brasileira Martine Grael.
Em terceiro, ficou o chinês Dongfeng, líder da classificação geral, que teve o ex-zagueiro Márcio Santos, campeão da Copa do Mundo 1994, como convidado a bordo.
- Foi uma experiência incrível. O barco anda muito rápido e a adrenalina a bordo é enorme - disse Márcio.
O resultado manteve os espanhóis em primeiro lugar no campeonato paralelo de In-Port Race, com 44 pontos. O Dongfeng tem 39 e o AkzoNobel, 36. O MAPFRE ganhou outras duas provas nessa temporada: Alicante (Espanha) e Ghangzou (China).
- Foi uma boa regata para nós hoje, desde o início, mas a chave para a vitória foi poder passar a AkzoNobel no primeiro vento de popa. A partir daí ampliamos a vantagem - avaliou o campeão olímpico Xabi Fernández, do time espanhol.
O Team Brunel, da Holanda, teve problemas na perna de popa (vento a favor). A vela usada para impulsionar mais o barco no vento forte enrolou e a tripulação caiu para a última colocação.
A In-Port teve seis pernas de aproximadamente 2 milhas cada. O MAPFRE fez a prova em 54m56. O percurso utilizado foi de barla-sota, ou seja, vai contra e volta a favor do vento. Segundo a organização, os ventos variaram de 10 a 12 nós.
A largada para a oitava etapa, rumo a Newport (EUA), acontece neste domingo, às 14h (de Brasília).
* O repórter viaja a convite da Volvo Ocean Race
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias