Neste domingo, no segundo dia de competição do Ready Steady Tokyo, evento teste para os Jogos Olímpicos de 2020, todas as classes da vela foram para o mar, mesmo sem boas condições. Os ventos estavam fracos, mas o Brasil conseguiu bons resultados.
As atuais campeãs olímpicas e panamericanas, Martine Grael e Kahena Kunze, venceram a única regata do dia da 49er FX e agora ocupam o segundo lugar no geral. As brasileiras estão atrás da dupla da Grã-Bretanha, formada por Saskia Tidey e Charlotte Dobson. As britânicas venceram duas das cinco provas disputadas. Restam mais sete para definir as campeãs.
Geison Mendes e Gustavo Thiesen venceram a regata da 470 masculina e subiram dez posições na classificação geral, saindo do 21º para o 11º lugar. Quem também terminou o dia com vitória foi Jorge Zariff. O velejador venceu a prova na classe Finn e também subiu no ranking, do 12° para o quarto lugar.
Outros que se deram bem neste domingo foram Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino, na Nacra 17. A dupla conseguiu um sexto e um terceiro lugar nas duas regatas do dia, subiram quatro posições na classificação geral e agora estão em nono.
Porém, o dia não foi de bons ventos para alguns competidores brasileiros. O multicampeão Robert Scheidt não conseguiu um bom resultado, ficando em 18° na única regata do dia na classe Laser e caiu para 11° no geral. Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram na 14ª colocação na única prova deste domingo e caíram para o oitavo lugar. Patrícia Freitas, campeã panamericana da RS:X, ocupa a 12ª posição após cinco regatas.
Para a próxima segunda-feira, estão previstas quatro regatas nas classes 49er, 49er FX e Nacra 17. As demais, tem apenas três programadas.