Mayra Aguiar segue fazendo história no judô. Na madrugada deste domingo (3), ela se tornou a primeira brasileira campeã do Grand Slam de Tóquio. Mayra venceu todas as lutas eliminatórias e bateu a atual campeã mundial, Inbar Lanir, de Israel, na final.
Mayra tem sete medalhas em Mundiais e três em Olimpíadas. O único brasileiro campeão no Japão até então era Sergio Pessoa, que venceu a Copa Jigoro Kano, em 1986, em formato diferente do atual.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
No primeiro dia de competições, no sábado (2), o Brasil ganhou medalha de prata com Jéssica Lima, na categoria até 57kg. O Brasil encerrou a campanha com o melhor resultado da história e em quarto lugar geral no quadro de medalhas por países. O Japão liderou com folga, seguido pelos russos e bielorrussos, que lutaram sob bandeira neutra, além da Coreia do Sul, em terceiro.
O Grand Slam de Tóquio foi a última etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô em 2023 e distribuiu até mil pontos (ouro) no ranking de classificação olímpica para Paris 2024. O circuito retorna no ano que vem, em janeiro, no Grand Prix de Portugal.