A Seleção Brasileira de judô divulgou os atletas que vão disputar o Campeonato Mundial de judô em Doha, no Qatar, entre os dias 7 e 14 de maio. Apesar da forte possibilidade de conquistar uma medalha, o Time Brasil terá uma baixa forte: Mayra Aguiar, tricampeã da competição na categoria -78kg e três vezes medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, não estará presente. Rafaela Silva, na categoria -57kg, e Daniel Cargnin, na categoria -73kg, são as esperanças de pódio.
Mayra Aguiar optou por focar na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Aos 31 anos, a atleta convive com lesões acumuladas nos últimos meses. No ano passado, conquistou o título mundial na sua categoria.
+ Ao L!, Rafaela Silva abre o jogo sobre Olimpíadas, doping e superação: 'Não podemos desistir'
- Mesmo sendo uma das minhas competições favoritas de lutar, sei que em alguns momentos é preciso segurar para se fortalecer. Eu quero estar 100% pronta para voltar e isso está próximo de acontecer. A ideia é priorizar o segundo semestre e a preparação para os Jogos Olímpicos - afirmou.
Daniel Cargnin é o grande nome do judô masculino. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistou o bronze na categoria peso meio-leve. Além disso, Beatriz Souza, número 5 do mundo na categoria -78 kg, pode surpreender no Qatar.
A delegação brasileira se concentrará na cidade de Sainte-Genéviève-des-Bois, nos arredores de Paris, na França, a partir do dia 28 de abril. A base de treinos em solo francês é utilizada pelo judô brasileiro há muitos anos e será também a base do judô nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
TIME BRASIL NO MUNDIAL DE JUDÔ 2023
SELEÇÃO MASCULINA
Willian Lima (66kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Daniel Cargnin (73kg/Sogipa/FGJ)
Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Rafael Macedo (90kg/Sogipa/FGJ)
Giovani Ferreira (90kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa/FGJ)
Rafael Buzacarini (100kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Rafael Silva (+100kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
João Cesarino (+100kg/Instituto Reação/FJERJ)
SELEÇÃO FEMININA
Natasha Ferreira (48kg/Sociedade Morgenau/FPRJ)
Amanda Lima (48kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Rafaela Silva (57kg/Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ)
Jéssica Lima (57kg/Sogipa/FGJ)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)
Gabriella Mantena (63kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Ellen Froner (70kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Beatriz Souza (+78kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)