O medalhista olímpico e recordista mundial de natação, Teo Laborne, está prestes a comemorar um feito histórico: o primeiro recorde mundial da natação brasileira por equipes 4x100 m livre, batido em julho de 1993, junto com os colegas de piscina Gustavo Borges, Fernando Scherer (Xuxa) e José Carlos Souza Júnior.
Nesses 30 anos, os aprendizados foram muitos, no esporte e fora dele. Hoje ele também é gestor esportivo, autor do livro “Tudo ou nada: e o que você tem a ver com isso?” e vem subindo aos palcos para compartilhar inspirações.
No dia 4 de julho, o atleta participa do Fazendo a Diferença: Fórum de Alta Performance, realizado pela matter&Co (matterco.com.br), um ecossistema de inteligência de negócios, para falar a empresários e executivos de todas as partes do país.
A seguir, Teo antecipa 6 lições do esporte que servem para o mundo dos negócios.O “Fazendo a Diferença: Fórum de Alta Performance” acontecerá em São Paulo (SP), no Hotel Pullman Vila Olímpia, de fácil acesso aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas e próximo ao polo de negócios da Av. Faria Lima.
Além de Teo Laborne, seus Gustavo Borges e Fernando Scherer também participam do evento. Na mediação, Roque Almeida, líder na matter&Co, e a jornalista, investidora e empreendedora Carol Gilberti. As inscrições para o evento podem ser feitas pela Sympla.
“O esporte tem o poder de inspirar a alta performance nos negócios ao fornecer exemplos claros de determinação, disciplina e superação. Ao testemunhar atletas de elite em ação, os profissionais podem se inspirar em suas mentalidades de vencedor e buscar constantemente a excelência em suas atividades”, destaca Roque Almeida, CEO-founder da matter&Co (matterco.com.br), idealizador do evento.
Confira as seis lições do esporte para os negócios segundo Teo Laborne:
1. Trabalho em equipe
Competição dentro de uma equipe não funciona. Ao promover a colaboração, a empresa mantém um ambiente de trabalho mais saudável e alcança resultados melhores, já que todos focam em um mesmo objetivo.Teo se lembra do recorde mundial no revezamento 4x100 m livre: “No treinamento, tínhamos que fazer as passagens [troca de nadador] praticamente perfeitas pra ter alguma chance de quebrar o recorde. Treinamos muito essas passagens para conhecermos as características uns dos outros e definir a estratégia, a ordem do revezamento. No final, conseguimos quebrar o recorde com uma grande eficiência por 3 centésimos, muito em função dessa confiança e desse trabalho em conjunto nas passagens, que foram imprescindíveis para esse feito inédito no Brasil”.
2. Ter uma estratégia de longo prazo
Estabelecer uma estratégia de longo prazo ajuda a tomar decisões consistentes e alinhadas com a visão geral da empresa.“A melhor estratégia é ter clareza do objetivo a ser alcançado. As pessoas costumam dizer que ‘sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, então sonhe grande’. Mas, para mim, o tamanho do sonho é irrelevante, o que realmente importa é se o sonho faz sentido para você. O meu sonho era ter o reconhecimento do meu pai. Acabei me tornando um atleta de excelência e conquistei dois recordes mundiais. Não era meu sonho bater recordes, o que me movia era a aprovação do meu pai. Então eu acredito muito nisso, na clareza e no sentido do seu objetivo”, comenta Teo.
3. Disciplina
Manter o foco, seguir processos, cumprir prazos. A disciplina é um elemento-chave para o sucesso porque é ela que dá consistência ao negócio.“A disciplina é a força motriz do esporte. Junto à resiliência, é o que vai te levar aonde outras pessoas ainda não chegaram. Sempre haverá dias em que você não está com disposição para realizar aquela tarefa, e a disciplina é fundamental nessas horas, porque nos mantém seguindo em frente”, afirma o atleta.
4. Gerenciamento de tempo
Está diretamente relacionado ao desempenho nos negócios. Fazer um bom gerenciamento de tempo é saber priorizar tarefas, estabelecer metas realistas e cumprir prazos.O nadador lembra como a disciplina e o descanso estão profundamente ligados à produtividade e, consequentemente, ao gerenciamento do tempo: “Na carreira de um atleta de alta performance importa tanto o tempo que você passa na atividade física, nos treinamentos, quanto fora deles, que é tempo de cuidar da alimentação e do descanso. O descanso é super, ultra, mega importante para uma boa performance. Infelizmente existem atletas que não dão a devida atenção a isso”, aponta.
5. Gerenciamento de crises e adaptação
Saber gerenciar situações adversas, tomar decisões rápidas e se adaptar aos novos cenários do mercado são habilidades de sobrevivência no mundo dos negócios.
“O gerenciamento de crises e adaptação foram habilidades que desenvolvi muito jovem por não ter outra opção. Aos nove anos de idade, uma fratura no fêmur bagunçou a vida de toda a minha família. Precisei de um enxerto de osso da bacia da minha mãe. Foi uma crise bem grande logo no início da carreira. Depois disso, já passei por diversos episódios semelhantes, de estar prestes a conquistar algo e uma lesão me tirar da rota. Nessas horas temos que ter o sangue frio para aceitar, se adaptar e tentar tirar o melhor dessas situações”, encoraja Teo.
Neste gerenciamento pessoal, de seu tempo, sua produtividade e, principalmente, nas crises, Teo Laborne costuma resumir sua mentalidade positiva no que chama de Alta performance para a vida. “Ser alta performance na vida é muito mais do que ser alta performance na piscina, ou no nosso emprego. A gente precisa estar aberto para cooperar com o mundo em alto rendimento, em nossa performance profissional, pessoal e mental”.6. Respeito e "fair play" ("jogo limpo")Respeito, diálogo, lealdade, transparência e camaradagem são todas características de uma cultura empresarial saudável.
“Descobri, ao longo dos anos, que a maior competição deve ser com a gente mesmo, sempre tentando melhorar a marca pessoal [tempo registrado por um nadador em determinada prova], melhorar o próprio desempenho e melhorar nossa relação com nós mesmos e com o mundo. Eu pratico o que chamo de ‘egocídio’. Normalmente somos o nosso maior inimigo. Então eu pratico o egocídio, buscando me despir de algumas posturas que só me atrapalham. Também não preciso ser inimigo das pessoas que estão competindo comigo, isso gera uma energia negativa. Competir com você mesmo deixa tudo mais leve”, aconselha Teo.