Médico da Federação Russa é banido por acobertar doping

O Tribunal Arbitral do Esporte baniu, por toda a vida, Sergei Portugalov, que trabalhava para a Federação de Atletas Russos

imagem cameraSegei Portugalov é acusado de envolvimento em esquema de doping russo Reprodução/Internet
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 13/03/2017
16:24
Atualizado em 13/03/2017
16:54
Compartilhar

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) anunciou, nesta segunda-feira, que o médico russo Sergei Portugalov, que atuava na Federação de Atletas Russos (Rusaf), foi banido de suas funções por toda a vida. A punição deve-se ao envolvimento do russo com inúmeros casos recentes de doping descoberto nos últimos meses.

Através de comunicado oficial, o TAS alegou que possui evidências claras da participação do Portugalov em atos que violam norma médicas e anti-doping da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), como 'posse de substância proibida ou método proibido, tráfico ou tentativa de tráfico de qualquer substância ou método proibido e administração ou tentativa de administração de uma substância ou método proibido'.

As acusações contra o médico foram realizadas em 2015, após o relatório da Agência Mundial Anti-Doping (Wada, em inglês) revelar que ele foi encontrado 'fornecendo drogas proibidas de aumento de desempenho para atletas e treinadores, administrando programas de doping e até mesmo injetado atletas ele próprio'.

A wada também afirma que Sergei trabalhou para encobrir a atividade ilegal sendo 'muito ativo na conspiração para encobrir os testes positivos dos atletas em troca de uma porcentagem de seus ganhos'.

Siga o Lance! no Google News