O chinês Jincheng Guo usou uma técnica inovadora para ganhar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de natação paralímpica, em Manchester, na Inglaterra. Com um estilo de nado diferente dos rivais, o atleta bateu o recorde mundial nos 50 metros livres da classe S5, finalizando a prova com o tempo de 29s78.
Guo não tem os dois braços. Enquanto os oponentes do chinês usam o movimento dos troncos para ganhar velocidade, ele manteve a cabeça submersa durante todo o tempo e apostou no movimento constante nas pernas. O objetivo do método é criar, através da posição estática da cabeça, um escudo de ar contra a resistência da água.
+ Jogos Olímpicos de Paris 2024: quais são os novos esportes em disputa? Saiba
Na mesma prova vencida por Guo, o brasileiro Samuel Oliveira, conhecido como Samuka, terminou na terceira posição. Com um tempo de 31s58, o nadador quebrou o recorde continental dos 50 metros livres na categoria.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
O Mundial de natação paralímpica começou na última segunda-feira (31) e vai até o próximo domingo (6). O Brasil é o terceiro colocado no quadro de medalhas, com doze ouros, nove pratas e doze bronzes. A Itália lidera, com a China de Guo na segunda posição.