A catarinense Nair da Rosa (AABLU) foi convocada na última sexta-feira pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a equipe que representará o país no Campeonato Mundial de Londres, de quatro a 13 de agosto, na Grã-Bretanha. Ela foi convidada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) para disputar a prova dos 50km marcha atlética - que estreia no programa da competição - por ter sido campeã da Copa Pan-Americana, realizada em maio, em Lima, no Peru.
A CBAt aceitou o convite porque a atleta brasileira ocupa a sétima colocação no ranking olímpico da IAAF, com a marca de 4:39:28, obtida na conquista da medalha de ouro em Lima. O resultado também é recorde sul-americano da especialidade.
Ex-maratonista, a catarinense de 37 anos conseguiu dois bons resultados nesta temporada. Antes de vencer a Copa Pan-Americana, ela havia se tornado a primeira campeã da prova na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, disputada em março, em Bragança Paulista (SP), quando bateu o recorde nacional, com 5:13:48.
No ano passado, ainda quando fazia os 20km, a atleta treinada por Sergio Galdino conquistou a medalha de bronze na Copa Brasil Caixa, realizada no circuito olímpico, no Rio de Janeiro.
Mudanças na Seleção Brasileira
Com as últimas alterações, a Seleção Brasileira tem agora 36 atletas na delegação que disputará o Mundial, sendo 20 na categoria masculina e 16 na feminina.
Do grupo inicial de convocados, Thiago Braz (salto com vara) e Nubia Soares (salto triplo) pediram dispensa por contusões.
Já a CBAt aceitou o convite da IAAF dos seguintes atletas que estão entre os 40 primeiros colocados no Ranking Olímpico Mundial: Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola (heptatlo), Paulo Sergio Oliveira (salto em distância) e Nair da Rosa (50 km marcha atlética). No dia da convocação, já haviam sido incluídos Eliane Martins (salto em distância) e Allan Wolski (lançamento do martelo).