O NBB volta às quadras para se consolidar como o produto esportivo que mais se valoriza no mercado brasileiro. Na temporada passada, levou mais de 300 mil pessoas ao ginásios e atraiu 12 milhões de telespectadores.
A gestão realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) tem obtido bons resultados desde o lançamento do torneio, em 2008, e fez a competição aumentar o interesse do público e geração de resultados aos parceiros. A parceria iniciada no ano passado com a NBA só aumenta a expectativa para o campeonato atingir índices ainda melhores na edição que inicia hoje.
Um exemplo da expansão do NBB no mercado é o pico de audiência de 147,6 mil pessoas que o jogo entre Flamengo e Mogi, válido pela semifinal, atingiu na temporada passada. O recorde da edição anterior, na final entre Flamengo e Bauru, foi 84,9 mil telespectadores (alta de 74%).
O número de partidas transmitidas na televisão aberta saltou de um para 31 entre os dois últimos torneios, o que fez o valor das transmissões da competição aumentar de R$ 318,8 milhões para R$ 1,1 bilhão, segundo dados divulgados pelo Ibope Repucom.
– O retorno para os patrocinadores em exposição foi 12 vezes superior ao investido – comenta Álvaro Cotta, gerente de marketing da LNB, que neste ano fechou contrato com quatro parceiras: Spalding, Avianca, SKY e Caixa.
Os novos acordos devem-se muito à expertise da NBA na parceria da gestão do NBB. A liga norte-americana, mais rica do basquete mundial, tem entre as atividades a captação de patrocínios. Segundo a LNB, o apoio das marcas facilitará o planejamento nos próximos anos.
– Os patrocínios deste ano nos permitirão fazer planos de médio e longo prazo – comenta Cotta.
Segundo o gerente de marketing da LNB, a parceria foi essencial para o NBB sonhar mais alto.
– A atuação conjunta nos dá um caminho mais próximo da gestão esportiva que feita com a NBA, uma das ligas mais bem administradas no mundo – completa.