NFL no Natal: conheça a história do Pittsburgh Steelers
Franquia conquistou seis Super Bowls, sendo o maior campeão
- Matéria
- Mais Notícias
O Pittsburgh Steelers é um dos maiores times da história da NFL. Maior campeã do Super Bowl empatada com o New England Patriots, com seis títulos, a equipe da Pensilvânia teve períodos históricos nos anos 70 e no início deste século. Atualmente, a franquia ainda não conseguiu encontrar um quarterback competente, mas segue competitiva devido às fortes defesas.
Relacionadas
➡️ Faltas no futebol americano: Diferença entre elas e a intensidade
Os Steelers foram fundados em 1933, como Pittsburgh Pirates. Durante a década de 1930, os Pirates nunca terminaram acima do segundo lugar na sua divisão. Antes da temporada de 1940, porém, os Pirates mudaram de nome para Steelers.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Steelers sofreram com escassez de jogadores e fundiram-se duas vezes com outras franquias da NFL. Para a temporada de 1943, eles uniram-se com o Philadelphia Eagles, formando o "Phil-Pitt Eagles" ou "Steagles". No ano seguinte, o time se juntou ao Chicago Cardinals, e a fusão ficou conhecida como Card-Pitt, ou, ironicamente, como os "Carpets", já que a equipe terminou com uma campanha de 0-10, marcando o único time sem vitórias na história da franquia.
Após 30 anos difíceis, os Steelers tiveram uma década dourada nos anos 70. Tudo começou com a contratação do técnico Chuck Noll para a temporada de 1969. O treinador recrutou grandes nomes, que se tornaram membros do Hall da Fama da NFL, como Joe Greene em 1969, Terry Bradshaw e Mel Blount em 1970, Jack Ham em 1971 e Franco Harris em 1972.
Em 1974, ele conseguiu a proeza de selecionar quatro membros do Hall da Fama: Lynn Swann, Jack Lambert, John Stallworth e Mike Webster. Esse foi o melhor recrutamento da história da NFL, já que nenhuma outra equipe jamais selecionou quatro futuros membros do Hall da Fama em um mesmo ano.
Com todas essas lendas, os Steelers formaram uma dinastia nos anos 70 da NFL. A equipe de Pittsburgh conquistou quatro Super Bowls em seis anos (1974, 1975, 1978 e 1979), sendo o único da história a conquistar tal feito, além de ser o primeiro a vencer mais de dois.
Após essa década de títulos, os Steelers viveram uma grande seca. Depois da aposentadoria de Chuck Noll, Bill Cowher assumiu o time em 1992. Com o novo treinador, Pittsburgh chegou três vezes à final da AFC e, depois da temporada de 1995, uma vez ao Super Bowl XXX, com a força da defesa "Blitzburgh". No entanto, os Steelers perderam para o Dallas Cowboys.
Dez anos depois, ainda com Cowher no cargo, os Steelers conquistaram o quarto Super Bowl da história da franquia. Com Ben Roethlisberger como quarterback, Pittsburgh derrotou o Seattle Seahawks e conquistou pela quinta vez a NFL. Dois anos depois, Bill se aposentou e deu lugar a Mike Tomlin.
Com o novo treinador e a base do time de 2005, os Steelers voltaram ao Super Bowl de 2008, contra o Arizona Cardinals, e venceram o título pela sexta e, por enquanto, última vez. Em 2010, Pittsburgh chegou ao Super Bowl, mas perdeu para o Green Bay Packers. Desde então, não voltou mais para a grande final da NFL.
Desde 2010, os Steelers só chegaram à final da AFC uma vez, em 2017. Apesar de campanhas curtas na pós-temporada, Tomlin ainda não teve campanhas negativas e chegou aos playoffs mesmo com quarterbacks abaixo da média, o cenário após a aposentadoria de Ben Roethlisberger.
Os Steelers recebem o Kansas City Chiefs, nesta quarta-feira (25), às 15h (de Brasília), no Acrisure Stadium, em Pittsburgh (EUA). O confronto tende a ser parelho, com duas defesas fortes, mas com desequilíbrio na posição de quarterback, já que Mahomes tem mais qualidade que Russell Wilson. Na última semana, Pittsburgh encara o Cincinatti Bengals em casa.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias