Agora é oficial! A Federação Internacional de Caratê (WKF) confirmou o cancelamento da etapa de Madrid e garantiu Vinícius Figueira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A entidade seguiu a orientação da Federação Espanhola da modalidade, que recomendou a suspensão da próxima etapa, em virtude da pandemia global de coronavírus que afeta a população mundial.
A competição estava prevista para o mês de abril, em Madrid, e seria a última etapa a conceder pontos para o ranking olímpico. Antes disso, a etapa do Circuito Mundial de Rabat, no Marrocos, que seria realizada nos dias 14 e 15 de março, também foi cancelada, alterando todo o calendário da modalidade, que antecede os Jogos.
- Tinha muito gente comemorando. Mas precisava esperar essa confirmação oficial. E, graças a Deus, ela veio. Estou muito feliz. Foram 21 competições desde 2018, quando começou a corrida olímpica. E chegar no final com essa vaga está sendo especial demais - comemorou o atleta.
Com isso, Vinícius é o primeiro brasileiro classificado para o caratê em Tóquio. Até o momento, o Brasil conta com 178 atletas em sua delegação, já classificados para representar o país em terras nipônicas. O aleta agora aguarda os próximos acontecimentos do surto global de coronavírus.
- Foi uma situação curiosa. Saí de casa no dia dois de janeiro em busca dessa vaga. E voltei só agora, e muito feliz com o dever cumprido. Acabei de conquistar a vaga olímpica para a primeira edição do caratê nos Jogos. As pessoas querem me abraçar e festejar comigo. Mas estou tentando receber os parabéns à distância, respeitando as orientações dos médicos. É por um bom motivo, a precaução - destacou.
Entenda o caso e como Vinícius se classificou
Na modalidade, os quatro melhores colocados no ranking olímpico garantem vaga nos jogos de Tóquio. No torneio de Caratê, as categorias (67 kg e 60 kg) se unem, fazendo com que quatro atletas (os dois melhores de cada) se classifiquem através do ranking.
Neste sentido, Vinícius Figueira, da categoria de 67kg, confirmou a quarta vaga no ranking olímpico, atrás do francês Steven Dacosta. Com isso, a disputa do atleta era com o o egípcio Ali Elsawy, 360 pontos atrás do carateca brasileiro.
Ainda restavam duas etapas para definir todos os classificados para a Olimpíada. No entanto, a Federação Internacional de Caratê (WKF) inicialmente suspendeu a competição de Rabat, no Marrocos, que aconteceria em março. E agora cancelou a etapa de Madrid, marcada para abril. Com as medidas, o brasileiro está garantido nos Jogos, já que não existe outra possibilidade de pontuação no ranking olímpico.