A Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio ganharam uma nova data. Nesta segunda-feira, as competições foram confirmadas para serem realizadas entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Já os Jogos Paralímpicos acontecerão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.
A nova data foi confirmada após negociações entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e comitês. As partes chegaram a uma decisão após uma conversa telefônica com membros do governo do Japão.
- Essa decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI em 17 de março de 2020 e confirmados em sua reunião de hoje. Estes foram apoiados por todas as Federações Esportivas Olímpicas Internacionais de Verão e todos os Comitês Olímpicos Nacionais: Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus Covid-19; proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico; o calendário internacional de esportes global - disse o COI (Comitê Olímpico Internacional) em comunicado.
É a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de verão que o evento é adiado. Em outras ocasiões, por causa das duas Guerras Mundiais, a competição foi cancelada: 1916, 1940 e 1944. A Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio-2020 foram oficialmente adiadas pelo COI no dia 24 de março, por conta da pandemia de coronavírus.