Os jogos Pan-Americanos dão vaga para as Olimpíadas?

Os Jogos Pan-Americanos vão distribuir mais de 100 vagas diretas para os Jogos Olímpicos

Escrito por

Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 são o grande elo entre as Américas e o maior evento esportivo do mundo, no próximo ano: os Jogos Olímpicos Paris 2024.

+Abertura do Pan-Americano: veja data, horário e onde assistir

Serão mais de 100 vagas diretas para Paris 2024 em 20 modalidades diferentes (que poderiam ser 21 levando em conta a particularidade da ginástica de trampolim) durante os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em Santiago, no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro.

Isto significa que os Jogos Pan-Americanos de 2023 são fundamentais para as aspirações Olímpicas de grande parte dos atletas do continente.

Neste texto, as vagas diretas referem-se às obtidas por um Comitê Olímpico Nacional (CON) ou em nome de um atleta, em determinadas modalidades. Os Comitês Olímpicos Nacionais têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, portanto a participação de cada atleta nos Jogos de Paris dependerá da seleção de seu CON para representar sua delegação em Paris 2024.

+Lista de jogadores convocados para a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos

Portanto, este artigo não leva em consideração aqueles processos de classificação em que Santiago 2023 proporciona aos atletas pontos no ranking Olímpico, cuja data de publicação é posterior aos Jogos Pan-Americanos (como acontece em oito modalidades), ou índices no atletismo e na natação, importantes para esses dois processos de classificação.

Abaixo, você confere neste guia montado pelo Lance! o impacto direto dos Jogos Pan-Americanos de 2023 nos sistemas de classificação para Paris 2024: em quais modalidades há vagas diretas, quantas são oferecidas em cada modalidade e como os atletas podem obtê-las.

*O sistema de classificação da ginástica de trampolim não é cronológico e baseia-se num mínimo de representação continental. Isso significa que os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 servirão como competição classificatória para Paris 2024 caso nenhum atleta do continente assegure vaga através do Mundial de 2023 ou nas Copas do Mundo da FIG (Federação Internacional de Ginástica) de 2023 e 2024. Nesse caso, apenas um homem ou mulher obterá uma vaga para o seu respectivo CON (Comitê Olímpico Nacional) manter o mínimo continental.

Santiago 2023: as vagas diretas para Paris 2024 na disputa dos Jogos Pan-Americanos

BOXE: 30 VAGAS

Ou seja, em cada gênero as vagas serão distribuídas aos dois finalistas, exceto nas categorias 57 kg e 60 kg do feminino, onde as vagas serão atribuídas aos quatro semifinalistas.

Tipo de vagas: nominais para os atletas.

BREAKING: 2 VAGAS

Tipo de vagas: nominais para os atletas.

HANDEBOL: 2 VAGAS

Tipo de vaga: para o Comitê Olímpico Nacional

SALTOS ORNAMENTAIS: 4 VAGAS (COMO MÁXIMO)

  1. Vencedor no trampolim de 3m masculino: 1 vaga
  2. Vencedor na plataforma masculina de 10m: 1 vaga
  3. Vencedora no trampolim de 3m feminino: 1 vaga
  4. Vencedor na plataforma feminina de 10m: 1 vaga

Nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, serão concedidas vagas apenas em saltos ornamentais nas provas individuais. Caso os medalhistas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023 já tenham se classificado para os Jogos Olímpicos através do Mundial de Esportes Aquáticos Fukuoka 2023, as vagas nos Jogos Pan-Americanos de 2023 estarão desocupadas.

Tipo de vagas: para o Comitê Olímpico Nacional.

HIPISMO CCE (CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇÃO): 2 VAGAS

As provas individuais dos Jogos Pan-Americanos de 2023 não são classificatórias para Paris 2024, portanto as vagas só serão obtidas nas provas por equipes. Excluem-se as equipes previamente classificadas.

Dessa forma, obterão vagas:

Tipo de vagas: para o Comitê Olímpico Nacional.

HIPISMO SALTOS: 6 VAGAS

Serão três vagas em disputa para competição por equipes e outras três para competição individual. Estão excluídos os CONs classificados antes dos Jogos Pan-Americanos de 2023. Os CONs que obtiverem uma vaga por equipes não são elegíveis para vagas individuais.

Assim, as vagas disponíveis são:

  1. Melhor equipe que faça parte dos Grupos Olímpicos FEI D ou E*
  2. Segunda melhor equipe que faça parte dos Grupos Olímpicos FEI D ou E*
  3. Terceira melhor equipe integrante dos Grupos Olímpicos FEI D ou E*
  4. Melhor finalista na competição individual que faça parte dos Grupos Olímpicos FEI D ou E*
  5. Segundo melhor colocado na competição individual, que faça parte dos Grupos Olímpicos FEI D ou E*
  6. Terceiro melhor colocado na competição individual, integrante dos Grupos Olímpicos FEI D ou E*

Tipo de vagas: para o Comitê Olímpico Nacional.

*O Grupo D da FEI (Federação Equestre Internacional) inclui CONs da América do Norte, enquanto o grupo E refere-se às Américas Central e do Sul.

ESCALADA COMBINADA (BOULDER & LEAD): 2 VAGAS

Para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a escalada mudou de formato e não haverá mais uma prova de medalhas para cada gênero, combinando três variantes de escalada, mas sim, duas: velocidade e o combinado (B & L - boulder & lead). combinados (B&L para pedregulho e chumbo).

Por isso, cada prova possui seu próprio sistema de classificação para Paris 2024. No combinado, as vagas Olímpicas em disputa nos Jogos Pan-Americanos são:

Caso os vencedores já tenham obtido vaga nas eliminatórias anteriores, a vaga irá para o próximo classificado nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.

Tipo de vagas: nominais para os atletas

ESCALADA (VELOCIDADE): 2 VAGAS

As vagas Olímpicas em disputa nos Jogos Pan-Americanos são:

Caso os vencedores já tenham obtido vaga nas eliminatórias anteriores, a vaga irá para o próximo classificado nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.

Tipo de vagas: nominais para os atletas

HÓQUEI SOBRE GRAMA: 2 VAGAS

Tipo de vaga: para o Comitê Olímpico Nacional

NADO ARTÍSTICO: 3 VAGAS

Tipo de vaga: para o Comitê Olímpico Nacional

PENTATLO MODERNO: 10 VAGAS

Cinco vagas por gênero disputam o total de 10.

Elas serão distribuídas da seguinte forma:

Além das vagas diretas, os atletas do pentatlo moderno recebem pontos nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 para o ranking Olímpico, que também está dentro do processo de classificação.

Caso um atleta já tenha atingido a cota na Copa do Mundo de 2023 ou na Final da Copa do Mundo de 2023, sua vaga para Paris 2024 irá para o próximo atleta melhor colocado nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

Tipo de vagas: nominais para os atletas

POLO AQUÁTICO: 2 VAGAS

Se a equipe vencedora dos Jogos Pan-Americanos de 2023 já tiver obtido vaga em outras competições classificatórias, a vaga em Santiago 2023 irá para o próximo Comitê Olímpico Nacional melhor colocado no campeonato continental das Américas.

Tipo de vagas: para o Comitê Olímpico Nacional

SURFE: 2 VAGAS

Tipo de vagas: nominais para os atletas

TÊNIS: 4 VAGAS

Só haverá vagas na disputa por simples, e não nas duplas. Elas serão obtidas sempre se a sua posição no ranking mundial estiver entre os 400 primeiros no fechamento do ranking individual em 10 de junho de 2024 (ou outra data determinada pela Federação Internacional que seja exigida devido a circunstâncias excepcionais) e que o CON do atleta em questão ainda não tenha atingido o limite de quatro tenistas individuais por CON.

Tipo de vagas: nominais para os atletas

TÊNIS DE MESA: 2 VAGAS

Nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 não haverá vagas para Paris 2024 nas competições de simples ou por equipes, mas haverá para duplas mistas.

Tipo de vagas: nominais para os atletas

TIRO ESPORTIVO: 18 VAGAS

  1. Carabina de ar 10m masculino (AR M): 1
  2. Carabina de 50m 3 posições masculino (R3P M): 1
  3. Pistola de ar 10 m masculino (AP M): 1
  4. Pistola de tiro rápido masculino (RFP M): 2
  5. Fossa masculina (TR M): 2
  6. Skeet masculino (SK M): 2
  7. Carabina de ar 10m feminino (AR W): 1
  8. Carabina de 50m 3 posições feminino (R3P W): 1
  9. Pistola de ar 10m feminino (AP W): 1
  10. Pistola 25m feminina (SP W): 2
  11. Fossa feminina (TR W): 2
  12. Skeet femenino (SK W): 2

As vagas serão obtidas pelos CONs dos atletas melhor posicionados na classificação final de Santiago 2023 em cada prova. Caso o atleta em questão já tenha conseguido uma vaga em outra prova individual classificatória anterior, ela irá para o CON do próximo atleta classificado naquela prova. Também será levado em consideração que o CON em questão tenha atingido o limite de duas vagas por evento no tiro. Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, cada CON só poderá obter uma vaga em cada evento.

Tipo de vagas: para o Comitê Olímpico Nacional

VELA: 22 VAGAS

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 servem de classificação para Paris 2024 em nove das dez classes Olímpicas da vela (todas, exceto 470) e serão para o barco melhor colocado na classificação final de Santiago 2023 das Américas Central e do Sul; e da América do Norte e Caribe. Portanto, estão em jogo duas vagas por classe e por gênero (exceto na dinghy e na ILCA, que ao todo serão quatro por classe e gênero).

O sistema de qualificação de vela é hierárquico, portanto os CONs que se classificaram através do Mundial de 2023, em Haia, não podem obter uma outra vaga no mesmo evento. Além disso, na ILCA, se um dos CONs que obtiver vaga em Santiago 2023 também terminar em posição de vaga para a Copa do Mundo ILCA 2024, a vaga obtida nos Jogos Pan-Americanos irá para o próximo CON com melhor classificação em Santiago 2023 que possa optar por ela.

Há no máximo um barco por Comitê Olímpico Nacional em cada evento.

Tipo de vagas: para o Comitê Olímpico Nacional.

TIRO COM ARCO: 6 VAGAS

Um único CON não poderá obter mais de uma vaga por gênero na competição individual dos Jogos Pan-Americanos. Caso o mesmo CON obtenha vagas individuais na competição por equipes mistas e na competição individual, as vagas individuais obtidas pela equipe mista terão precedência.

Caso um CON que obtenha as duas vagas individuais através da competição por equipes mistas já tenha garantido uma das vagas por gênero (por equipe ou individual) mas não a do outro gênero, somente obterá a vaga do gênero que lhes falta. A vaga do outro gênero será colocada em disputa na torneio de classificação final da World Archery (Federação Internacional).

A World Archery confirma as vagas obtidas através de seu site oficial.

Tipo de vagas: para o Comitê Olímpico Nacional

GINÁSTICA RÍTMICA: 2 VAGAS

A vaga individual será para o atleta melhor colocado na final individual de Santiago que ainda não tenha assegurado vaga nos Mundiais de 2022 ou de 2023.

A vaga por equipes será para o CON da equipe melhor colocada na classificação da competição geral de Santiago 2023 que ainda não obteve vaga através dos Mundiais de 2022 e 2023.

Tipo de vagas: na competição individual a vaga é nominal para o atleta. Nos conjuntos, as vagas são para o Comitê Olímpico Nacional

GINÁSTICA ARTÍSTICA: 2 VAGAS

Não há vagas em disputa por equipes nos Jogos Pan-Americanos de 2023. As vagas individuais serão obtidas pelos melhores classificados de cada gênero na final individual geral de Santiago 2023. Não serão elegíveis para receber a vaga os atletas que já obtiveram vaga por meio de outros processos classificatórios anteriores, atletas de CONs que já possuem uma equipe classificada e atletas de CONs que já classificaram no máximo três atletas no individual por Comitê Olímpico Nacional.

Tipo de vagas: nominais para os atletas

Todas as informações foram retiradas do site olympics.com

Siga o Lance! no Google News