Vai deixar saudades. Com aposentadoria marcada para etapa de Bells Beach, na Austrália, na qual disputará a competição da WSL como "wildcard" (convidado), Owen Wright escreveu bonito capítulo na história do surfe. Em 2015, na quinta fase da etapa de Fiji, válida pelo Circuito Mundial, o australiano se tornou o primeiro e único atleta a tirar duas notas 10 em uma bateria. Na grande decisão, repetiu a dose: desempenho espetacular e título diante de Julian Wilson.
O adversário da quinta fase foi o compatriota Adam Melling, que somou 7.84 com as suas duas melhores ondas. Ele só se classificou para a fase seguinte, como chegou à final e ergueu o troféu da competição com mais um somatório de 20.00 pontos.
Em suas redes sociais, a World Surf League relembrou o momento vivido pelo australiano e comparou as duas baterias.
Antes disso, Kelly Slater havia sido o último surfista a tirar duas notas máximas na mesma bateria. Considerado o maior de todos os tempos, o havaiano realizou o feito sobre Damien Hobgood, em 2005, na etapa de Teahupoo, no Taiti.
Owen Wright se despede do surfe profissional aos 33 anos. Depois de conversar com médicos e familiares, o atleta optou por parar de atuar em locais com ondas grandes. Em 2015, no mesmo ano que estabeleceu um recorde no surfe mundial, o australiano sofreu uma concussão cerebral durante treino e ficou 15 meses afastado.
- Amo surfar e agradeço ao esporte por tudo que tenho. Espero que neste novo capítulo da minha vida eu possa ajudar a ser uma voz para a saúde do cérebro e um defensor de atletas de todos os esportes que sofreram concussões ao longo de suas carreiras - acrescentou.Amo surfar e agradeço ao esporte por tudo que tenho. Espero que neste novo capítulo da minha vida eu possa ajudar a ser uma voz para a saúde do cérebro e um defensor de atletas de todos os esportes que sofreram concussões ao longo de suas carreiras - destacou.
A etapa de Bells Beach ocorre entre os dias 4 e 14 de abril. Essa será a quarta etapa do Circuito Mundial de Surfe da temporada 2023.