Dois dias depois de conquistar o título em duplas no Rio Open 2025, o tenista brasileiro Marcelo Melo recebeu, na segunda-feira (24), a notícia da morte de seu pai, Paulo Ernane Melo. A trajetória do atleta no tênis tem influência direta do pai, seu principal incentivador, assim como dos seus irmãos. Até o momento, a causa da morte não foi informada.
A conquista no Rio Open ganhou um peso emocional ainda maior para Marcelo Melo por ser uma taça inédita. O tenista já havia ficado com o vice-campeonato em 2014 e 2023, com outras duplas nas respectivas decisões, e dessa vez levou o primeiro lugar ao lado de Rafael Matos.
➡️ João Fonseca: Confira os próximos compromissos do tenista brasileiro
Em comunicado oficial, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) prestou uma homenagem ao tenista e sua família e destacou o papel influente de Ernane Melo na formação do filho.
- Neste momento de imensa dor, a CBT expressa suas mais sinceras condolências ao nosso querido atleta, Marcelo, e sua família, incluindo seus irmãos, o ex-tenista Ernane Melo e o técnico Daniel Melo. A Confederação, juntamente com a comunidade do tênis, se solidariza com a família Melo e presta todas as homenagens a Paulo Ernane Melo, que tanto contribuiu para o apoio e o sucesso de um dos maiores tenistas do Brasil - diz o texto da CBT.
Emoção no título do Rio Open
Após o título no Rio Open no fim de semana, Marcelo Melo destacou sua trajetória de quase duas décadas atuando como tenista em duplas, tendo alcançado em 2015 o primeiro lugar do ranking mundial da ATP.
- Faz mais ou menos 18 anos que eu jogo duplas. Fui número 1 do mundo, ganhei Roland Garros e Wimbledon, mas igual a isso aqui não tem. Escutamos muita coisa. Tenho 41 anos e todo mundo ao meu redor sabe o quanto gosto de tênis e queria esse título. Fui muito esperto por escolher o Rafa para me mostrar o caminho das pedras. Já falaram que eu deveria ter parado, mas sou louco por tênis. Eu trago a experiência, e o Rafa traz a correria da juventude - afirmou após o título.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Após vencer o Rio Open, Marcelo Melo subiu 12 posições na tabela mundial da ATP e chegou à 23ª posição. Seu companheiro, Rafael Matos, ocupa a 37ª colocação. Somando a final do último fim de semana, o tenista brasileiro chegou a 77 decisões disputadas em competições oficiais e é o tenista em atividade com mais títulos na modalidade de duplas, empatado com Mate Pavic, da Croácia.