O brasileiro Altobeli dos Santos conquistou o ouro, neste sábado, nos 3.000m com barreiras, nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Ele finalizou a prova com 8m30s73, sua melhor marca da temporada. A prata ficou com o colombiano Carlos Andrés Díaz. O peruano Mario Alfonso Argandoña levou o bronze.
Com ritmo forte, o brasileiro esteve sempre entre os primeiros da prova. Altobeli era o líder nos 1.000m e também nos 2.000m. Já na reta final, imprimiu mais velocidade e foi se distanciando dos adversários. Essa foi a segunda medalha do atleta em Lima. Antes, ele conquistou a prata nos 5.000m.
– Estava engasgado com o ouro após a prata nos 5.000. Essa é a minha principal prova. Na hora eu pensei que iria correr na frente, aumentar o ritmo e não deixar os meus adversários me alcançarem. Já tinha estudado os meus adversários, sabia que tinha resultados melhores do que eles. Se esperasse para atacar no final, iria favorecê-los. Consegui deixá-los cansados, tática deu certo – afirmou o brasileiro.
Altobeli acredita que a preparação intensa fez a diferença para o resultado.
– Não fiz minha preparação em altitude, me preparei em Bragança Paulista, no nosso centro de treinamento. Na altitude, não é possível trabalhar com uma intensidade maior do que se faz no nível do mar. Fiz um trabalho com forte intensidade, só que sem estar na altitude – disse o atleta.
Com o ouro de Altobeli dos Santos, o Brasil chegou a 50. Faltam apenas três para bater o recorde de Toronto, em 2015. O país também conquistou 38 pratas e 63 bronzes, com 152 no total. Os Estados Unidos lideram, com o México fechando o pódio.