A canoagem velocidade começou neste sábado nos Jogos Pan-Americanos de Lima, e os representantes brasileiros fizeram grande estreia para levar o país a finais diferentes, incluindo Isaquias Queiroz, bicampeão olímpico da modalidade.
A primeira prova do dia foi a bateria eliminatória do K1 1000m, com a presença do brasileiro Vagner Souto. O canoísta fez o terceiro melhor tempo da classificatória (3m41s095) e garantiu vaga direto na final, sem precisar disputar a semifinal. A decisão está marcada para segunda-feira, às 11h35 (de Brasília).
Isaquias Queiroz foi o segundo brasileiro a entrar na água, na bateria eliminatória do C1 1000m. Arrasador, o baiano fez o melhor tempo da prova, com 4m00s985, e avançou direto à final, marcada para segunda-feira, às 11h45.
Na sequência, a brasileira Ana Paula Vergutz competiu na bateria classificatória do K1 500m feminino e também fez o melhor tempo, terminando a prova em 1m57s295. Avançando direto para a final, ela briga pela medalha na segunda-feira, às 14h.
Entre as duplas, os brasileiros Vagner Souta/Edson Silva terminaram a classificatória do K2 1000m na quarta colocação e terão que disputar a semifinal para seguirem vivos na disputa pela medalha. A semi será realizada ainda neste sábado, às 15h.
A única disputa por medalhas na canoagem com brasileiros neste sábado está marcada para 15h15: Isaquias Queiroz e Erlon de Souza brigam pelo ouro na C2 1000m, categoria na qual são os atuais vice-campeões olímpicos.