O triatlo nos jogos Pan-Americanos encerrou-se nesta segunda-feira! E com medalha de ouro para o Brasil, na categoria mista. Juntos, Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Manoel Messias e Kauê Willy brilharam e conseguiram o melhor tempo (1h20m31s). O pódio foi completado por Canadá e México.
Antes disso, o Brasil já tinha faturado outras três medalhas no esporte: Luisa foi ouro no individual feminino, e Vittoria ficou com a prata. No masculino, Manoel Messias ficou com a prata no individual. Esta foi a primeira vez que o triatlo misto apareceu nos jogos Pan-Americanos. Em 1995, na Argentina, ganhou a 'primeira oportunidade' na competição.
- Apesar de o triatlo ser um esporte individual, esse grupo faz com que a gente se torne um pouquinho mais forte, acho que para os próximos Jogos a gente vai estar indo muito forte. O time é muito completo, a gente foi campeão pan-americano esse ano, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos e acho que tem de tudo pra estar em Tóquio e fazer bonito por lá - afirmou Luisa, à "Uol".
Já Kauê, destacou o entrosamento da equipe, principalmente, com o Messias, com quem ele compete há 15 anos.
- Com o Messias eu compito desde os 8 anos de idade, a Vittoria eu conheci em Curitiba quando a gente era nadador. A Luisa eu conheço faz muito tempo também, não são só meus amigos, mas meus irmãos. Fico muito feliz de ganhar a medalha, a gente é a nova geração do triatlo, mas também não podemos esquecer das gerações passadas e sem eles a gente não poderia estar aqui - disse o trialeta.
Com esta medalha, o Brasil chegou a 17 nos jogos Pan-Americanos. São seis de ouro, quatro de prata e sete de bronze, o que coloca o time brasileiro em terceiro no quadro geral, atrás apenas de México e EUA (que tem oito e nove ouros, respectivamente).