O Brasil não para de conquistar medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Nesta sexta-feira, na esgrima, a equipe masculina do país conquistou a prata na competição do florete. Na decisão, o time formado por Guilherme Toldo, Alexandre Martins, Heitor Shimbo e Henrique Marques não conseguiu segurar o Estados Unidos, que venceu por 45 a 23, e terminou com a prata.
O resultado faz com que o país repita a melhor campanha do Brasil, na edição de Toronto 2015. Nas quartas de final, o Brasil fez 45 a 31 no México, o lhe credenciou a enfrentar o Canadá nas semifinais. Em duelo muito complicado, o quarteto conseguiu a vitória por 45 a 43.
A esgrima pode ser disputada com três armas: florete, espada e sabre. Cada competidor pode usar apenas uma delas. Nesta edição dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil ganhou dois bronzes nesta modalidade: Ana Beatriz Bulcão, no florete, e Nathalie Moellhausen, na espada. O último dia do esporte em Lima será neste sábado, com as disputas da espada por equipes no e no sabre por equipes masculino. Em ambas, o Brasil já começará nas quartas de final.
Com esta medalha, o Brasil segue em segundo no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos, com 41 ouros, 36 pratas e 57 bronzes. Os EUA lideram, com 91 ouros e 230 idas ao pódios no total. México e Canadá, com 28 e 30 ouros, respectivamente, fazem uma briga acirrada pelo terceiro lugar.