A vitória de Ângela e Carol Horta sobre as cubanas Maylen Delís e Leila Martínez nesta terça feira, na disputa do bronze, manteve a tradição do Brasil em sempre conquistar medalhas na modalidade em Jogos Pan-Americanos.
As brasileiras venceram por 2 a 0, em parciais de 21/19 e 21/18, e se juntaram a Adriana Behar, Shelda, Ana Richa, Liliane, Juliana e Larissa como medalhistas. Por outro lado, Oscar e Thiago tiveram o pior desempenho do país na modalidade ao ficarem em sétimo e pela primeira vez, o masculino ficou fora do pódio.
O vôlei de praia foi introduzido no calendário dos Jogos no Pan de Winnipeg, em 1999. Em seis edições, o Brasil faturou o ouro em três oportunidades e em todas fez final, seja no masculino ou feminino. Adriana Behar e Shelda subiram no lugar mais alto do pódio logo na estreia, em 1999. Juliana e Larissa foram bicampeãs no Rio 2007 e Guadalajara 2011. A veterana Ângela, de 38 anos, valorizou a conquista em Lima ao lado da parceira Carol Horta.
- Ficamos muito felizes, muito emocionadas com esta medalha de bronze. Saímos de um jogo muito duro ontem na semifinal, estávamos com o placar na frente, vencendo. Tivemos que recuperar a cabeça para o jogo de hoje. As cubanas são muito aguerridas, cheias de raça, sabia que seria difícil. Nos concentramos muito para poder chegar aqui e dar nosso melhor. Conseguimos fazer nosso papel bem. Agora é comemorar o bronze, essa medalha é para o Brasil. Tenho que agradecer, essa torcida e apoio foi muito importante.
Masculino
Oscar e Thiago encerraram a participação no Pan do Peru com o sétimo lugar, vencendo os venezuelanos Rolando Hernández e José Gomez por 2 a 0, parciais 21-17 e 21-11. A dupla disputou seis partidas, venceu três e perdeu três.
Ricardo, Emanuel e Alison conquistaram a medalha dourada. Lula, Adriano, Luizão, Paulo Emilio, Vitor e Álvaro levaram a prata e Roberto e Franco o bronze. O Brasil é o país com mais pódios na história do vôlei de praia em Jogos Pan-Americanos com 12 aparições, contando masculino e feminino. México e Cuba estão em segundo com seis. A Argentina fica em terceiro com quatro.