O atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 sofreu um considerável desfalque. Nesta quarta-feira, o Comitê Olímpico da Colômbia emitiu uma nota oficial anunciando que Caterine Ibargüen, bicampeã pan-americana e campeã olímpica na Rio-2016 no salto triplo, optou por não disputar a prova em Lima, que estava marcada para esta sexta-feira (9). O motivo foi uma fascite plantar no pé esquerdo.
Na terça-feira, ela participou do salto em distância, onde terminou apenas em quinto lugar, tendo como marca 6,54 m. A presença de Ibargüen era aguardada pelos torcedores, especialmente para um novo duelo contra a venezuelana Yulimar Rojas, que ficou com a prata nos Jogos do Rio, superada exatamente pela colombiana.
“A atleta Caterine Ibargüen vem apresentando um quadro de fascite plantar do qual não se recuperou totalmente, devido a seu complexo calendário esportivo de competições e treinamento, razão pela qual planejou, ao lado de seu treinador, que só competiria no salto em distância e imediatamente viajaria para realizar seu tratamento definitivo, como parte do planejamento para que possa participar da final da Diamond League e do Mundial de Atletismo em Doha”, disse o comunicado oficial do comitê colombiano.
A prova do salto triplo do Pan-Americano de Lima já havia sofrido um outro desfalque importante. No último dia 31, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) confirmou que Núbia Soares sofreu uma lesão no tendão de Aquiles e foi cortada da equipe.
A final do salto triplo feminino no Pan-Americano de Lima será disputada nesta sexta-feira, a partir das 19h50 (horário de Brasília).