O cavaleiro Marlon Zanotelli conseguiu um feito inédito para o hipismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Nesta sexta-feira, ele faturou a medalha de ouro na disputa individual de saltos. Foi a primeira conquista do país nesta prova na história do evento.
Zanotelli fez prova impecável na Escola de Equitação do Exército e zerou as duas últimas rodadas - ou seja, não cometeu nenhum erro, garantindo a liderança e a medalha de ouro. A prata ficou com argentino Jose Maria Larroca.
O bronze teve que ser decidido em uma prova separada, após quatro competidores terminarem empatados depois das sete fases. No fim, o terceiro lugar ficou com a americana Elizabeth Madden. Eve Jobs, filha de Steve Jobs, ficou com a quinta colocação.
O Brasil ainda foi representado por Pedro Verniss, esperança de medalhas nesta prova, mas o atleta ficou apenas na sétima colocação.
Este foi o segundo ouro do hipismo brasileiro no Pan de Lima. O outro também havia sido conquistado nos saltos, mas na prova por equipes, que definiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Com o ouro de Zanotelli, o Brasil se isolou na segunda colocação no quadro de medalhas, com 39 ouros, 32 pratas e 53 bronzes. Os Estados Unidos lideram, com 83 ouros conquistados.