Para os fãs e amantes de skate, os próximos dias serão animados. A começar por este sábado (21) e domingo (22), quando seis brasileiros representarão o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Na modalidade Street, Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Lucas Rabelo e Gabryel Aguilar. No Park, Augusto Akio e Raicca Ventura. Após lutarem por medalhas em solo chileno, já embarcarão direto para o Rio de Janeiro, onde, na semana que vem, de 26 a 29, desfilarão talento também no STU Open Rio, na Praça Duó, na Barra da Tijuca.
O palco das disputas do skate no Pan será a Esplanada dos Esportes Urbanos, no Parque Estádio Nacional. A briga pelo pódio acontece com final direta. O sábado será todo dedicado ao Street, enquanto a realização do Park será no domingo. A definição dos skatistas que representam o Brasil teve como base o ranking mundial olímpico, que garantiu vaga ao melhor brasileiro de cada modalidade e categoria em 5 de julho, e o Pan-Americano Júnior de 2021.
+ Rebeca Andrade é poupada do solo nos Jogos Pan-Americanos
O mês de outubro começou com um peso enorme para a elite do skate, com a Liga Mundial de Skate Street (SLS), em Sydney, na Austrália, e o Campeonato Mundial de Skate Park, em Roma, na Itália, competições de pontuação olímpica rumo a Paris-2024. Maratona que agora passa pelas pistas do Pan-Americano do Chile e, na sequência, chega ao STU Open Rio, um dos principais eventos do esporte sobre rodinhas do Brasil e do mundo, quando vários dos melhores skatistas brasileiros e internacionais se reúnem.
- É um mês bem corrido mesmo, com muito campeonato. Mas não posso reclamar, porque, infelizmente, passamos por uma pandemia e ficamos quase dois anos sem competições. Então, temos que aproveitar, mas sabendo do limite do corpo para nos adaptarmos. Estou aproveitando cada segundo aqui nos Jogos e já pensando no STU do Rio, evento que esperamos o ano todo, em que sempre temos uma turma seleta de todos os lugares do mundo. Estamos ansiosos para competir no Brasil, em casa, onde a galera nos abraça, mas nossa cabeça está aqui agora e vamos atrás dessas medalhas para nosso país - destacou Pâmela Rosa.
+ Agenda dos Jogos Pan-Americanos de Santiago
Discurso semelhante tem Lucas Rabelo, que, assim como Pâmela, subiu ao pódio no mês passado na etapa de São Paulo do STU National, o circuito brasileiro de skate – ele ficou em terceiro e Pâmela, em segundo. Um dos principais nomes do Street há alguns anos, esse skatista de Fortaleza, de 24 anos, diz que fará de tudo para honrar a camisa do Time Brasil no Chile, na maior delegação da história do país em uma competição no exterior, com mais de mil pessoas, sendo 621 atletas.
- Estou muito feliz de estar aqui no Pan-Americano e poder representar o Time Brasil. Me sinto muito orgulhoso por isso e também por estar aqui para andar com vários bons skatistas das Américas. Sempre penso em uma competição por vez. Agora, a cabeça está aqui no Pan, mas, com certeza, a ansiedade também é grande de seguir depois para o Rio, lugar em que me sinto bem, onde a galera sempre torce muito e anda junto com a gente, um clima sempre fantástico - disse Lucas Rabelo.