A PanAm Sports anunciou, neste sábado (1º), as cidades candidatas a sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. O Brasil apresentou uma candidatura conjunta entre o Rio de Janeiro e Niterói, enquanto a única concorrente direta será Assunção, no Paraguai. De acordo com a organização, a cidade vencedora será revelada no segundo semestre de 2025.
Inicialmente, a votação para escolha da sede ocorreria durante a Assembleia Geral da entidade, realizada em Assunção, paralelamente aos Jogos Pan-Americanos Juniores. No entanto, a PanAm Sports alterou o cronograma após a definição das cidades candidatas.
➡️ Prefeito diz ter certeza de que Rio/Niterói vencerá disputa por sede do Pan 2031
Para oficializar as candidaturas, os países interessados devem cumprir uma série de requisitos até o próximo dia 30 de abril. Nessa data, será necessário apresentar um dossiê detalhado, contendo informações sobre infraestrutura, planejamento financeiro e outros aspectos essenciais para a realização do evento.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
COB oficializa Rio de Janeiro e Niterói como candidatas à sede do Pan de 2031
As prefeituras do Rio de Janeiro e Niterói oficializaram, na última quarta-feira (29), a candidatura conjunta para sediar o Pan-Americano de 2031. Em atendimento a imprensa, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, analisou as condições das cidades para sediarem a competição.
— É muito bom a gente sair daqui com essa votação, eu diria que unânime, 48 votos. O Brasil está se unindo todo com essa candidatura de Rio-Niterói. Nós tivemos o apoio do presidente Lula, do governador Tarcisio de Freitas (São Paulo). Eu tenho certeza que iremos vencer essa disputa, realizar os Jogos Parapan e Pan-Americanos com muita qualidade — disse Eduardo Paes.
Os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos reúnem atletas de países das Américas do Norte, Sul e Central, além do Caribe. Até o momento, apenas duas cidades brasileiras sediaram o evento: o Rio de Janeiro, em 2007, e São Paulo, em 1963. A candidatura conjunta de Rio/Niterói busca trazer o evento novamente para o Brasil, reforçando o legado esportivo do país.