Oi pessoal, tudo bom?
Para vocês verem como são as coisas. Apesar de nossa vitória em Daytona ter acontecido no dia 31 de janeiro, para nós, da Wayne Taylor Racing, o final da Rolex 24 at Daytona acontece apenas nesta quarta-feira, 10 de fevereiro. Isso porque teremos a reunião pós-corrida, com todos os membros do grupo.
Apesar da vitória maravilhosa, a equipe do Wayne faz a mesma coisa que a Penske, ou seja, sempre há uma reunião para o balanço final da prova, independentemente do resultado. O objetivo é avaliar os pontos positivos e negativos em todos os campos.
Na área desportiva, são analisados o desempenho dos pilotos na pista e de todos nos pits. No campo técnico, qualquer defeitinho ou perda de performance precisa ser estudado porque, se a gente deixa pra lá, amanhã pode representar a diferença entre vencer novamente ou ficar pelo caminho. Até na área administrativa há avaliação.
Esse será o ato final de um período que tem sido muito agitado. Todos nós temos falado muito com a imprensa norte-americana esses dias e, no meu caso, tenho tido muito contato com a imprensa brasileira. É interessante a dimensão que uma vitória como essa atinge por aqui. É claro que, vencida uma, a cabeça do piloto já está na próxima corrida para vencer novamente.
Mas o feito histórico de você ter vencido uma prova tão importante se multiplica. As pessoas querem saber como foi o seu day after, o que comeu, com quem falou, o que vestiu etc. Já tinha sentido nas vitórias na Indy 500 e com a Daytona 24 é a mesma coisa. Não sei quantas vezes tive de mostrar o meu relógio em lives. Isso é muito legal.
Dentro da programação normal do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, fevereiro é um mês sem atividades de pista, justamente pelo fato de janeiro ser bem agitado pela gente. Na prática, porém, as equipes já estão trabalhando forte para a 12 Horas de Sebring, marcada para 14 de março. E no meu caso, como tenho também a IndyCar na agenda, não tem nada de “férias”.
Essa dinâmica de correr em duas categorias completamente diferentes ao mesmo tempo não é muito fácil. Você tem de ser muito organizado para não trocar as bolas. Mas tem algo maravilhoso que revigora o prazer de pilotar. Quanto mais diversificada a participação em corridas, maior é o desafio. E, realmente, amo o que faço e se pintar mais categorias, vamos que vamos!
Estou falando isso porque algumas novidades deverão surgir proximamente e vou contar tudo para vocês, aqui, quando estiver tudo confirmado. Aguardem!
Forte abraço e até semana que vem.
Helio Castroneves