Já estou aqui em Birmingham, no estado do Alabama, onde acontece neste final de semana, no Barber Motorsports Park, o Honda Indy Grand Prix of Alabama. Válido pela quarta etapa do NTT IndyCar Series, terá 90 voltas pelos 3.700 metros deste belíssimo circuito misto permanente. A largada está marcada para 14:00, no horário oficial de Brasília, e os fãs no Brasil poderão ver tudo ao vivo em sinal aberto pela TV Cultura e nos canais ESPN/Star+, por assinatura.
Tenho excelentes lembranças de minhas participações na pista de Barber, onde corri de Fórmula Indy entre 2010 e 2017. Nessas oito participações, venci uma, fui ao pódio duas outras vezes em 3º lugar e, de quebra, faturei duas poles.
A vitória, em especial, foi muito marcante. Naquele 11 de abril de 2010 aconteceu a primeira prova da Indy em Barber.e pude conquistar minha vitória de número 23 (de lá para cá, venci mais oito vezes e tenho 31 vitórias até aqui). Mas o mais legal foi ter subido ao pódio com minha filha Mikaella, que tinha apenas três meses e meio, mas já estava comigo nas pistas. Foi uma emoção inesquecível. E quando ganhei em Indianapolis, a Mikaella também estava comigo na comemoração, só que com 11 anos naquele 30 de maio de 2021. O tempo passa!
A programação terá início na sexta-feira, 29, com um treino de uma hora a partir das 17:00. No sábado, logo após o segundo treino de uma hora, vamos para o Qualifying, que vai das 14:00 até 15:15. Ainda no sábado, vamos acelerar no último treino. No domingão, vamos com tudo para a corrida.
E por falar em corrida, muita gente me perguntou sobre o carro acidentado no Open Test de Indianapolis, principalmente depois que revelei ser exatamente o da vitória na Indy 500 do ano passado. Minha cara de preocupação na hora, deixou muita gente curiosa.
Realmente, fiquei. Tanto que apoiei a ideia da Meyer Shank Racing de levar meu carro para a fábrica imediatamente. Mas a grande notícia é que não houve qualquer dano estrutural, não perdemos os avanços que havíamos conseguido. É verdade que, na aparência, o carro ficou um bagaço, mas aquilo que quebrou se resolve fácil, com troca simples de componentes. Isso significa que chegaremos a Indianapolis com força máxima.
Muito obrigado pela atenção e carinho de todos. Forte abraço e até semana que vem, quando espero voltar para comemorar com vocês outro grande resultado no Barber Motorsports Park. Até lá!
* Helio Castroneves, especial para o LANCE!