menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Papo com Helio Castroneves: ‘Daytona, estamos chegando!’

Piloto já está em Daytona para o Roar Before at Daytona 24, treino coletivo de três dias, sexta, sábado e domingo, para a abertura do IMSA WeatherTech SportsCar Championship

Acura ARX-05 DPi que será usado pelo Helio no treino coletivo deste final de semana (Foto: Divulgação)
imagem cameraAcura ARX-05 DPi que será usado pelo Helio no treino coletivo deste final de semana (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Daytona Beach (EUA)
Dia 20/01/2022
22:01

  • Matéria
  • Mais Notícias

Olá, pessoal!

Já estou em Daytona para o Roar Before at Daytona 24, que é o treino coletivo de três dias – sexta, sábado e domingo – para a abertura do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que será nos dias 28 e 29 de janeiro com a Rolex 24 at Daytona, a prova mais importante do calendário.

Eu já falei um pouco sobre essa atividade aqui, mas resumidamente ela mudou ao longo dos anos. Antigamente, o Roar era realizado no primeiro final de semana de janeiro. Ou seja, era praticamente do réveillon para a pista.

De uns tempos para cá, por uma questão de estratégia e custos, passou a ser programado no final de semana anterior ao da prova. Assim, acabou aquele vai-volta que marcava o formato anterior, além de permitir um trabalho mais minucioso nas garagens. O problema é quando há algum acidente, já que, dependendo do estrago, o trabalho de reconstrução nem sempre acontece com a velocidade que a programação exige. Solução? Não estrague o carro. Simples, né?

Além disso, o Roar ganhou importância porque agora define o grid de largada para a prova de 24 horas. Então, além do treino em si, você tem de cuidar de todos os aspectos, como se fosse uma corrida. E, de fato, é uma corrida sprint.

A equipe Meyer Shank Racing está iniciando essa jornada de maneira muito positiva. Fizemos a lição de casa direitinho, nos debruçando sobre aspectos técnicos e de estratégia. Isso significa que, ao chegar na pista, todo mundo já sabe o que fazer e como se portar em cada situação, pois foram criadas soluções para cada circunstância.

Sei que, falando assim, parece óbvio que o time tem de fazer isso, mas se já são tão variadas as circunstâncias em uma corrida normal, imagine numa de 24 horas. É um trabalho para se antecipar aos problemas e ter as soluções antes mesmo que eles aconteçam.

Outra coisa super legal é que o time todo está animado, trabalhando com alegria e muita disposição, apesar do frio que está em Ohio, onde fica a sede da equipe. Mas quando digo frio é frio mesmo, coisa de um monte de graus negativos e neve para todos os lados.

Mas antes de entrar de cabeça na programação de Daytona, estive em Indianapolis na segunda-feira para participar o dia todo da programação oficial da IndyCar. Trata-se de sessões de fotos e gravações para uso durante o ano todo. Só passando uma maratona dessa é que a gente percebe como deve ser dura a vida de quem faz novela, séries e filmes de longa-metragem. Praticamente todas aquelas vinhetas e programas especiais são gravados num dia só.

Tudo isso, obviamente, vai fazer parte dos pacotes de media e peças promocionais que a categoria produz internamente, pois a IndyCar tem uma estrutura gigante de produção e comunicação para realizar todo esse trabalho. Esse é um lado legal que o fã quase não conhece.

Tive de levar na bagagem meus quatro anéis de Indianapolis para a sessão de fotos. Vou ser honesto com vocês, fico até nervoso quando tenho de fazer isso. O anel que uso não sai do meu dedo para quase nada, mas os outros têm de ficar guardadinhos, bonitinhos, em segurança. Nada de ficar passeando!


É isso, amigos. Forte abraço e até semana que vem.

continua após a publicidade

* Helio Castroneves, especial para o LANCE!

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias