menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Papo com Helio Castroneves: Indy ainda sem público

Depois do impacto da pandemia durante a temporada 2020, para esse ano há todo um conjunto de normas já conhecidas: ainda não há previsão do retorno do público

Helio Castroneves
imagem cameraPor conta dos protocolos de distanciamento, Indy não terá público (Foto: IndyCar Media)
Avatar
Lance!
Indianapolis (EUA)
Dia 10/03/2021
10:50

  • Matéria
  • Mais Notícias

Olá, tudo bem?

Na correria da semana passada, com teste em Laguna Seca e atividades em Indianapolis, não deu para contar muitos detalhes na coluna anterior. Então, vou falar um pouco mais aqui. Como vocês sabem, minha rotina na Indy foi interrompida em 2018, quando o Roger Penske me transferiu para seu time de SportsCar. Foi uma experiência muito valiosa, principalmente pelo título do ano passado, mas voltar para a Indy sempre foi o meu propósito.

Nesse meio tempo, os carros da categoria mudaram, passei a fazer parte da Meyer Shank Racing e agora estou trabalhando com um pessoal totalmente novo. Na verdade, em termos, pois é um grupo bem interessante. Como são profissionais oriundos de várias equipes, todos nós nos conhecemos, mas é a primeira vez que trabalhamos juntos. Tem gente da Penske, Ganassi, Rahal, Andretti e da própria MSR. Por conta da experiência de cada um, o entrosamento já aconteceu de imediato.

continua após a publicidade

Em Indianapolis, foi muito gostoso rever todo mundo, participar das atividades de mídia, cumprir a rotina de fotos e filmagens oficiais, além da costumeira conversa com os organizadores. Sobre isso, há algumas novidades. Obviamente, a principal preocupação de todos é com a pandemia. Assim, a categoria está estudando promover algumas alterações na programação em corridas de rua. Não se trata de uma mudança definitiva, mas de experiência a ser tentada para, após avaliação, ser decidida a continuidade ou não.

Em nome do distanciamento e aprimorando mais ainda os protocolos que estão sendo exaustivamente utilizados desde o ano passado, a ideia é realizar um treino na sexta, outro no sábado e Qualifying no domingo, mesmo dia da corrida. A boa notícia é que são muito remotas as possibilidades de haver adiamentos ou mesmo cancelamentos de corridas, mas ainda não está prevista a volta do público.

De toda forma, depois do grande impacto da pandemia durante a temporada 2020, para esse ano há todo um conjunto de normas já conhecidas. É claro que as limitações ainda são grandes e ninguém pode vacilar, mas as experiências pessoais e coletivas começam a revelar um clima de esperança, quando antes só havia apreensão. Cada etapa terá de ser analisada individualmente, levando-se em conta a realidade local.

Em termos práticos, ainda não estão programadas novas atividades de pista neste mês de março. Eu participaria da etapa de abertura do FIA WEC marcada inicialmente para 19 de março em Sebring, mas isso não vai acontecer mais porque a categoria preferiu concentrar seus esforços nas etapas europeias. Assim, pelo menos em princípio, voltarei a acelerar no início de abril. Mas, cá entre nós, estou torcendo para que essa programação mude e eu possa treinar mais cedo.

É isso, pessoal, até semana que vem e cuidem-se!


Helio Castroneves

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias