Papo com Helio Castroneves: ‘Mais uma estreia, agora no Tennessee!’

Piloto faz neste domingo, em Nashville, sua primeira prova de rua pela Meyer Shank Racing

imagem cameraHelio Castroneves tem mais um desafio pela frente pela Meyer Shank Racing (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Nashville (EUA)
Dia 07/08/2021
03:37
Atualizado em 07/08/2021
07:00
Compartilhar

Oi amigos, tudo bem?

A correria está grande e até atrasei minha coluna desta semana ao meu paciente editor Jonas Moura. Como vocês sabem, estou em mais uma semana de estreia na Meyer Shank Racing. Em Indianapolis, foi minha primeira corrida pela equipe. Agora, no próximo domingo em Nashville, será minha primeira prova de rua pelo time do Mike Shank e Jim Meyer.

Aí vocês podem dizer:

- Ah, mas o Castroneves está acostumado, não precisa de treino ou adaptação!
Mas vou contar um negócio para vocês. Sabe que faz uma diferença brutal ficar tanto tempo sem correr nesse tipo de pista? Se a gente pensar em termos de mistos, a última vez que guiei para esquerda e direita foi em Daytona, no final de janeiro último, quando integrei o quarteto vencedor da Wayne Taylor Racing na Rolex 24 at Daytona.

E se a gente pensar em andar nos mistos com carro da IndyCar, minha última experiência foi pela McLaren, no misto de Indianapolis, no ano passado. Agora, pista de rua na IndyCar, tenho de puxar pela memória, pois foi em 2017!

Tudo isso para explicar como foi importante fazer o teste da última sexta-feira, em Portland. No início, eu parecia aquele jogador de tênis que vai atrasado na bolinha. Era até engraçado, pois quando eu pensava como frear na curva, ela já tinha passado.

Mas com calma e muita disposição para acertar, fui novamente pegando a mão do carro, fizemos alguns acertos importantes, pude novamente me sentir confortável e, lá na parte final, já estava totalmente adaptado. Não dizem que é como andar de bicicleta? Pois é, acho que é isso mesmo.

Ontem, ao invés de fazer aqui a minha coluna, passei o dia em Indianapolis testando no simulador. Olha, vou ser honesto com vocês, é uma delícia esse circuito de rua em Nashville, mas o danado é bem difícil. Deu para perceber que a gente vai cruzar a ponte perto dos 200 km/h. Em compensação, a parte travada é bem acentuada – e nos dois lados do rio.

Enquanto eu escrevo, nesta quinta, ainda estou em Indianapolis, mas vou correndo para o aeroporto e em pouco tempo chego no Tennessee. Teremos treinos livres na sexta. No sábado, antes do Qualifying, faremos mais um treino e, a corrida, será no domingo, a partir das 18:30.

Tudo isso será possível ver pela TV Cultura (corrida) e pela Com Brasil TV.

É isso, amigos. Vamos que vamos e até semana que vem!


* Helio Castroneves, especial para o LANCE!

Siga o Lance! no Google News