Olá, amigos, tudo bem?
Espero que todos estejam com as baterias recarregadas nesse início de ano para enfrentar os desafios diários. Há sempre um sentimento de esperança nesse período e meu desejo é que essa motivação perdure ao longo dos 12 meses do Ano Novo.
Para mim, depois de um descanso entre Natal e o Ano Novo, já no dia 3 de janeiro estava dentro de um avião para cumprir o primeiro compromisso do ano. Ao longo dos próximos dias, praticamente todas as atividades da minha agenda apontam para Daytona Beach, cidade da Flórida, banhada pelo Oceano Atlântico, onde fica o sensacional Daytona International Speedway.
Embora as atividades de pista, objetivamente falando, só comecem no dia 21 de janeiro, a importância dessa prova de abertura do IMSA WeatherTech SportsCar Championship exige uma preparação especialíssima. Tentando fazer uma comparação, a Rolex 24 at Daytona está para o campeonato dos protótipos e GTs, assim como a Indy 500 está para a IndyCar.
O período de preparação para a Rolex 24 at Daytona é longo. Além do trabalho individual de cada equipe, há o treino coletivo para todas as equipes inscritas, que é o Roar Before the Rolex 24, de 21 a 23 de janeiro.
A dinâmica do Roar atualmente é diferente. Antes, acontecia na primeira semana do ano, o que significaria dizer que estaríamos na pista já a partir de sexta-feira agora. E era somente treino livre. Agora, para encurtar a permanência das equipes em Daytona, o Roar acontece exatamente uma semana antes e ganhou importância, pois é dessa prática que sai o grid da prova de 24 horas.
No dia 21, sexta-feira, é só treino, num total de quatro horas de pista aberta. O sábado é dedicado a mais três horas de treinos e ao Qualifying, que determina a posição de largada para o domingo, quando temos um Warmup de 20 minutos e a Motul Pole Award 100, prova de 100 minutos, que define o grid.
Cumprida essa fase, voltaremos à pista para treinos nos dias 27 e 28. E no sábado, 29, teremos a largada para prova de 24 horas às 15:40, no horário do Brasil. Mas sobre a prova, a preparação da Meyer Shank Racing e o acerto do Acura ARX-05 DPI eu vou falar mais para a frente. Por agora, posso adiantar que nosso quarteto será formado pelo Simon Pagenaud, Oliver Jarvis, Tom Blomqvist e o Castroneves aqui.
Forte abraço a todos e até semana que vem!
* Helio Castroneves, especial para o LANCE!