A suspensão temporária do laboratório de controle antidoping Châtenay-Malabry pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) pegou o Comitê Organizador dos Jogos de Paris-2024 de surpresa. Mesmo assim, a entidade acredita que dentro de seis meses o local voltará à ativa. Caso isso se concretize, o controle de dopagem da Olimpíada parisiense poderá ser realizada em Châtenay-Malabry.
- Claro que fiquei surpreso. Não é uma boa informação para nós. Estamos trabalhando juntos para encontrar uma maneira de melhorar essa situação e restaurar o laboratório. Temos seis meses. Podemos estar confiantes de que o laboratório estará novamente em um bom nível neste período - afirmou Tony Estanguet, presidente do Comitê Paris-2024, em entrevista ao site "Inside the Games".
O anúncio foi realizado pela Wada na última terça-feira, após detectar falhas em análises de amostras. A acreditação está suspensa desde o dia 24 de setembro e as amostras foram enviadas para laboratórios credenciados.
Além do Comitê, a Agência Francesa Antidoping (AFLD) também crê em uma rápida resolução
- Esta medida da Wada segue o relatório do próprio laboratório de Châtenay-Malabry de disfunções ocorridas em circunstâncias excepcionais no processo de análise. Medidas corretivas apropriadas foram tomadas imediatamente e todas as amostras possivelmente afetadas foram testadas novamente sem que mais anomalias fossem encontradas. A suspensão da Wada é uma precaução temporária que já foi aplicada há muitos outros laboratórios antidoping recentemente - afirmou a AFLD,através de uma nota oficial.
Até que as falhas nas análises sejam solucionadas, uma comissão disciplinar independente acompanhará os trabalhos no laboratório da capital francesa. Apenas a Wada, no entanto, define sobre a reacreditação ou não do local.