O horizonte do mar cristalino de Arraial do Cabo ficará ainda mais belo no próximo mês. No dia 11 de novembro, a calmaria do local dará lugar ao agito das braçadas de nadadores do Litoral Up, prova de águas abertas que chega pela primeira vez no Rio de Janeiro.
A estreia no Rio de Janeiro será pouco mais de um mês após a edição em Ubatuba, em setembro passado, que marcou o início do circuito. Para 2019, a organização do Litoral Up prepara surpresas para os amantes de natação em águas abertas. O anúncio será feito durante o evento na Região dos Lagos.
O Litoral Up – Arraial do Cabo terá quatro provas, duas delas com disputas de maneira individual e revezamento. Sprint (1 km), Travessia (2 km), Desafio (6 km) e Aquathlon (1 km de natação e 3 km de corrida na areia da praia). A competição em Desafio e Aquathlon poderão ser feitos em dupla e trio. A expectativa da organização é que 400 atletas entrem em ação na Prainha.
Todos os participantes do evento terão suporte de hidratação na arena e receberão o kit da prova, com bolsa, touca e camisa, além de medalha após conclusão do respectivo percurso. Os três melhores de cada prova e faixa etária serão premiados também com troféus do Litoral Up. A cronometragem do tempo de cada competidor será feita através de um aquachip, tecnologia inovadora no cenário nacional.
- Nós estamos empolgados por realizar o Litoral Up em Arraial do Cabo, um lugar paradisíaco e que é conhecido como ‘Caribe Brasileiro’. O Rio de Janeiro tem vocação natural para provas em águas abertas, é o cenário ideal para isso, e vamos realizar um evento incrível, do mesmo nível do cenário que teremos. Certamente, o Litoral Up – Arraial do Cabo será uma das provas mais bonitas do mundo - garantiu Carlos Eduardo Silva.
Além de todo suporte oferecido para atletas e público, o Litoral Up – Arraial do Cabo será sustentável e também atrativo para todo meio ambiente. Em parceria com a empresa Eccaplan, o evento fará a neutralização de carbono gerado em seu processo de montagem, deslocamento, realização e desmontagem. A emissão de gases de efeito estufa no ar serão quantificados, e uma ação de compensação ambiental será realizada na mesma proporção.
A ação do Litoral Up tem como objetivo incentivar projetos ambientas, além de conscientizar e aumentar o engajamento de organizações e público em questões socioambientais e mudanças climáticas.