A décima etapa da Volvo Ocean Race teve início, neste domingo. Com percurso entre Cardiff, no País de Gales, e Gotemburgo, na Suécia, serão 1.300 milhas de regata. A perna é a penúltima do campeonato de Volta ao Mundo e deve ser concluída até a próxima sexta-feira. A largada em Cardiff teve de ser adiada em algumas horas por causa da falta de ventos e da maré contrária, dificultando as ações das equipes no Canal de Bristol. A etapa pode decidir a competição, já que Dongfeng Race Team tem um ponto de vantagem para MAPFRE e três para o Team Brunel.
— Estamos felizes com nossa posição e animados com a próxima etapa — disse Charles Caudrelier, do Dongfeng Race Team.
Mas foram os espanhóis do MAPFRE que conseguiram melhor desempenho nas condições de pouco vento no País de Gales.
— Será um começo muito complicado aqui no Canal de Bristol — foi a opinião de Xabi Fernández, comandante do MAPFRE. — A equipe está confiante e nós apenas temos que navegar o melhor que pudermos. Nós confiamos na tripulação e o barco é rápido — completou.
Durante a largada, o SHK / Scallywag foi penalizado por quase ter batido no Turn the Tide on Plastic.
A brasileira Martine Grael aprovou o desempenho do team AkzoNobel, equipe que ocupa a quarta colocação no geral. A campeã olímpica da Rio 2016 ajudou o barco a quebrar o recorde de milhas percorridas em 24 horas na última etapa e já conta com uma vitória em etapa. A estreia de Martine não poderia ter sido melhor!
— 'Desde o começo das regatas, os times melhoraram muito, principalmente o nosso. É muito legal ver como todos evoluíram, o nível é muito próximo e parecido — disse Martine Grael — 'Para chegar em terceiro lugar é difícil, pois depende de resultado. Mas a gente está bem animado para essas etapas que serão de sprint — completou.
Classificação da Volvo Ocean Race
1. Dongfeng Race Team - 60 pontos
2. MAPFRE - 59 pontos
3. Team Brunel - 57 pontos
4. team AkzoNobel - 48 pontos
5. Vestas 11 horas de corrida - 36 pontos
6. SHK / Scallywag - 29 pontos
7.Turn the Tide on Plastic - 26 pontos