No ginásio do Corinthians, em São Paulo, o técnico Aleksandar Petrovic convocou nesta quinta-feira a Seleção Brasileira de basquete que vai representar o país nas partidas contra República Dominicana e Canadá, pelo grupo F das eliminatórias da Copa do Mundo de basquete que será realizada na China, em 2019. As principais novidades foram ala Marquinhos, do Flamengo, e o ala-pivô Lucas Bebê, do Montekat Fuenlabrada.
A divulgação da lista no Ginásio Wlamir Marques foi um tanto simbólica, já que os dois jogos acontecerão no local, sendo o primeiro contra os dominicanos, às 19h15 do próximo dia 30, e o segundo contra o Canadá, no dia 3 de dezembro, às 20h.
Apesar de ser um veterano em convocações, Marquinhos não integrava a lista desde o final de 2017 por ter desagradado o treinador com atitudes fora da quadra. Mesmo com as desavenças, Petrovic voltou atrás após restabelecer o bom relacionamento com o jogador do Flamengo.
- Marquinhos falou comigo e com a diretoria da CBB, tudo se consertou. Agora podemos contar com ele, que é um ótimo jogador - afirmou o treinador.
Lucas Bebê passou por um período de seca ainda maior, ficando fora das convocações desde 2010. O principal motivo foi o desentendimento com o ex-técnico da Seleção, Rubén Magnano, que esteve no comando da equipe até 2016 e alegava que Bebê sempre pedia dispensa, afirmação desmentida pelo atleta com a mesma frequência.
- Estou numa fase muito importante na minha vida, na minha carreira, e essa convocação para a seleção vem num momento em que vivo um recomeço. Voltei à Europa, estou tendo a chance de defender o meu país novamente, agora na seleção principal, mais maduro e mais experiente - declarou o pivô.
Se de um lado aparecem novidades, por outro, Marcelinho Huertas e Yago são as principais ausências nas eliminatórias. Enquanto o armador do Paulistano se recupera de lesão sofrida nesta semana em partida pelo NBB, Huertas foi vetado pelo Baskonia, clube em que atua na Espanha e passa por um período de crise na competição nacional.
Até aqui, o Brasil acumula seis vitórias e duas derrotas (para Venezuela e Canadá) nas Eliminatórias e busca novos triunfos nos dois próximos desafios para assegurar a vaga no Mundial. O fator motiva Petrovic a adotar um padrão europeu dentro de quadra, tendo em vista o objetivo de elevar o nível do criticado basquete jogado no NBB.
- Não quero privar tiros de três de Benite ou Hettsheimeir. Mas desde que seja em momentos oportunos. Eu quero os jogadores brigando, defendendo e pensando - avaliou - Não quero perder uma vaga para Tóquio por causa de erros de arremesso ou erros infantis - concluiu o técnico.
Ingressos para as duas partidas estão à venda pelo site da CBB, com valores entre R$ 20 (com meia-entrada) e R$ 300.
Confira a lista de jogadores convocados para as partidas contra República Dominicana e Canadá:
Scott Machado - South Bay Lakers
Arthur Pecos - Mogi
Vitor Benite - Cedevita, da Croácia
Leandrinho - sem clube
Marcos Louzada - Franca
Léo Meindl - Paulistano
Marquinhos - Flamengo
Rafa Mineiro - Flamengo
Augusto Lima - Cedevita, da Croácia
Lucas Dias - Franca
Lucas Bebê - Montekat Fuenlabrada, da Espanha
Anderson Varejão - Flamengo
Rafa Luz - Morabank Andorra, da Espanha