A sétima edição do L'Étape Brasil by Tour de France ocorreu neste domingo (26), em Campos do Jordão (SP). A maior prova de ciclismo amador do Brasil largou às 7h para o percurso oficial de 96 quilômetros pelas estradas do Vale do Paraíba.
Devido à chuva do sábado (25), a direção de prova encurtou um trecho de percurso na região do Lajeado e o trajeto passou de 104 para 96 quilômetros. Já a versão menor permaneceu com 60 quilômetros.
O paulista Pippo Garnero venceu a prova oficial com 2h35min28s, com apenas 9 segundos de vantagem para o vice-campeão, Alan Maniezzo (Taubaté Cycling) com o tempo de 2h35min37s. A terceira posição ficou com Euller Rabelo (Assessoria Flávio Santos), que terminou o percurso em 2h35min45s.
Pippo Garnero classificou o Tour de France brasileiro como uma prova dura e muito competitiva.
- O trecho mais curto exigiu mais potência, mais explosão, mas no final a montanha dura acabou prevalecendo. É uma prova montanhosa, minha característica marcante, e isso me ajudou a prevalecer. Os rivais estavam muito bem preparados e eu estou esgotado, como devemos ficar no final de toda prova de bicicleta.
O atleta foi o primeiro também no topo da prova, que lhe rendeu o prêmio Rei da Montanha Strava.
- No finalzinho da serra dei outro ataque e consegui terminar o Rei da Montanha na frente e chegar em primeiro. Eles estavam logo atrás e foi um momento de tensão. Maravilhoso, ganhar isso aqui vale mais do que estar em Paris com a camisa amarela - comemorou Pippo Garnero.
No feminino, a favorita Tota Magalhães liderou os primeiros quilômetros, mas o sonho do bicampeonato do L'Étape ficou pelo caminho após furar o pneu de sua bicicleta. A atleta local Adriele Mendes (Memorial Santos) venceu com 2h54min18.
- Foi muito emocionante, porque foi muito difícil. Eu treinei o ano inteiro para isso, e não tenho palavras, todo o esforço valeu a pena. A organização foi sensacional. Eu sou de Campos de Jordão, e sou muito feliz por termos esse evento aqui na cidade, por trazer o ciclismo aqui pro Brasil e para Campos do Jordão.
A segunda colocação no geral feminino ficou com Taise Benato, também do Memorial de Santos, com o tempo de 2h57min28. Primeira a alcançar o topo da prova, Taise conquistou o título de Rainha da Montanha Strava. O terceiro lugar na disputa foi para Bia Neres, triatleta do Esporte Clube Pinheiros e vice-campeã do ano passado, que fechou a prova em 2h59min25.
Na versão de 60 quilômetros feminina, a vitória ficou com Fernanda Martello (Spin Sports) com 1h52min35s. Em segundo terminou a curitibana Gabrielle Lemes (Seleção Escolinha de Triathlon) com o tempo de 1h55s00s e em terceiro Renata Novais (Santiago Ascenco Assessoria Esportiva) que finalizou a prova em 1h58min27.
No masculino, o campeão geral da prova de 60 quilômetros foi Rafael de Oliveira (Alex) com o tempo de 1h39min29. Na segunda colocação terminou Diego de Oliveira (Taquara Bike) com 1h41min48, e em terceiro ficou Marcos Roberto Souza (1h42min19s).
Veja os resultados completos aqui
Já estão abertas as inscrições para o L'Étape Brasil 2022! A prova será de 23 a 25 de setembro, também em Campos do Jordão (SP).
Surpresa
O campeão mundial Henrique Avancini protagonizou a maior surpresa do L'Étape Brasil by Tour de France 2021. O atleta olímpico e campeão mundial de MTB se caracterizou de 'Senhor Agnaldo', que aparentava ter 65 anos. Henrique largou no primeiro pelotão e encarou o personagem.
Com um modelo antigo de bicicleta, o atleta deixou ser ultrapassado em vários momentos e surpreendeu seus adversários ao fazer boas recuperações e conseguir terminar o trajeto entre os primeiros colocados.
Ao final da prova, Henrique Avancini revelou sua identidade. ''Curti um pouco mais o pelotão, fui passando a galera, tinha uns que eu brincava um pouco mais. Muito legal a expressão de surpresa do pessoal, o público em alguns pontos da pista vibrava, então foi muito legal, uma experiência bem bacana''.
- Não sei há quanto tempo eu não fazia uma prova no Brasil sem ser o Avancini, o Avança, então foi muito legal ser só mais um cara no pelotão no meio da galera sem ninguém saber quem eu sou e poder curtir o percurso, a prova, sem ter nenhuma expectativa. Foi legal, me diverti -disse Henrique Avancini, que no MTB compete pela equipe Cannondale Factory Racing.
A ação foi realizada pelas marcas Cannondale e Strava, que patrocinam o L’Étape Brasil 2021.
A próxima parada do L'Étape será a primeira edição do Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 19 a 21 de novembro e terá os percursos de 111 e 62 quilômetros. O local de encontro será a Marina da Glória, que recebeu eventos olímpicos da Rio 2016. As inscrições continuam abertas.