Por que NFL e NBA não têm rebaixamento?

Entenda o formato das ligas esportivas norte-americanas

imagem cameraOs times da NFL, liga de futebol americano, nunca são rebaixados (Foto: Maddie Meyer/AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 12/09/2023
15:36
Atualizado em 12/09/2023
20:32
Compartilhar

Por mais estranho que o formato soe para o público brasileiro, acostumado com o futebol, as ligas de esportes norte-americanas, como NFL e NBA, não têm rebaixamento. Os campeonatos dos Estados Unidos funcionam de maneira bem diferente. As equipes que integram essas ligas não são clubes, e sim franquias.

Cada franquia tem um dono, que compra uma vaga fixa na NBA ou na NFL. Esse passe dá direito a operar um time dentro de uma cidade norte-americana. Para isso, são respeitadas regras sobre gastos salariais, formação de elenco, entre outras.

+ Basquete: o Brasil ainda pode conquistar vaga para os Jogos Olímpicos de Paris?

As piores equipes da temporada nas ligas americanas não apenas não são rebaixadas, como são até beneficiadas. No ano seguinte, elas têm mais chances de escolher primeiro no draft, um sistema onde as franquias selecionam os principais jogadores provenientes do esporte universitário. O objetivo desse sistema é garantir o equílibrio no campeonato.

Victor Wembanyama foi a primeira escolha do último draft (Foto: David Dow / AFP)

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

O comissário da NBA, Adam Silver, contou à "ESPN" que chegou a cogitar a implementação do rebaixamento na liga de basquete. O motivo para isso é o tanking excessivo das equipes, ou seja, quando os times terminam nas últimas posições de propósito para conseguir melhores jogadores no draft seguinte. No entanto, tal mudança no sistema dificilmente seria bem vista pelas franquias.

Siga o Lance! no Google News