O ano era 2020, e o Denver Nuggets tomava 4 a 1 do Los Angeles Lakers na final da Conferência Oeste da NBA após conseguir duas viradas incríveis nas séries anteriores. Três anos depois, o mesmo confronto decidiu o Oeste novamente. Dessa vez, os Nuggets não tomaram conhecimento dos adversários e aplicaram a famosa "varrida" (vitória por 4 a 0). A evolução da equipe do estado de Colorado pode ser explicada pela maturidade das grandes estrelas.
Nikola Jokic, Jamal Murray e Michael Porter Jr., os três principais astros do Nuggets, já estavam presentes naquela final de conferência. Nenhum dos três passa dos 30 anos - o mais velho do trio é Jokic, com 28 anos. De lá para cá, o time ganhou casca, foi reforçado por jogadores como o ótimo Aaron Gordon, de 27 anos, e mudou completamente de patamar na NBA.
+ Relembre casos de racismo sofridos por Vini Jr e as posições da La Liga
Quando Nuggets e Lakers se enfrentaram em 2020, a franquia de Los Angeles era detentora da melhor campanha do Oeste na temporada, enquanto a equipe de Denver havia ficado em 3º. Em 2023, os Nuggets tiveram o melhor retrospecto da conferência.
Na época do primeiro confronto, Jokic ainda era uma estrela em ascensão. Hoje, o sérvio já acumula dois prêmios de MVP e foi o segundo mais votado na atual temporada, atrás apenas do também pivô Joel Embiid.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
O atual elenco do Nuggets já fez história: nunca antes, em seus 47 anos na liga, a franquia havia chegado à final da NBA. A equipe de Colorado sequer conquistou o primeiro título, mas internautas começam a questionar se esse time é capaz de construir uma dinastia. É claro que se manter em alta na liga por muitos anos é um desafio enorme, mas, ao menos idade para isso, os jogadores têm.
+ Fim da carreira? Entenda a situação de LeBron James na NBA
A dinastia mais recente da NBA foi a do Golden State Warriors. Entre 2015 e 2022, a equipe da Califórnia chegou a seis finais da liga e foi campeã em quatro delas. No ano do primeiro título, Stephen Curry tinha 27 anos, Klay Thompson e Draymmond Green, 25. O panorama não é muito diferente do atual trio estrelado dos Nuggets: Jokic tem 28 anos, Murray, 26, e Michael Porter, 24.
Depois de varrer o Lakers, o Denver Nuggets aguarda a decisão da Conferência Leste para conhecer o seu adversário na final. No momento, o Miami Heat vence o Boston Celtics por 3 a 0, podendo fechar a série já nesta terça-feira. As duas equipes se enfrentam no Kaseya Center, em Miami, às 21h30 (de Brasília).
*Estagiário, sob supervisão de Tadeu Rocha