Praia de Itacoatiara, em Niterói, lidera inscrições para prêmio de ondas gigantes no Brasil

Pedro Calado, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Lucas Chumbo são alguns dos atletas que surfaram na região<br>

imagem cameraFotos e vídeos de ondas competem pelo prêmio (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Niterói (RJ)
Dia 29/03/2023
13:31
Compartilhar

Com 700 metros de extensão, a praia de Itacoatiara tem sido um território fértil para os amantes de ondas gigantes. Tanto que o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes recebeu em sua quinta edição 149 inscrições da região, entre Itacoatiara e Laje do Shock. A cerimônia tem como objetivo eleger as melhores e mais impressionantes ondas surfadas no litoral brasileiro através do registro fotográfico e de vídeo.

Atletas de destaque mundial como o campeão Lucas Chumbo, Michaela Fregonese, Dudu Pedra, Kalani Lattanzi, Gabriel Sampaio, William Santana, Raquel Heckert e Pedro Calado surfaram excelentes ondas por lá e já estão concorrendo na premiação, que recebe inscrições até o dia 27 de março. Nesta edição, de acordo com a organização do evento, Niterói teve um salto considerável de inscrições em comparação com o ano de 2022 - são 48 ondas a mais concorrendo pelo prêmio.

+ Campeão da WSL 2022, Filipe Toledo avalia cenário competitivo do surfe: 'É um esporte egoísta'

A área conta com ondas extremamente tubulares e o point possui três picos bem definidos: Costão (canto esquerdo) e Meio e Pampo (canto direito). Ao lado direito, após a pedra, fica a Laje do Shock, que proporciona um belo tow-in nos dias de ressaca.

Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, a premiação possui três modalidades, no masculino e no feminino: Surf, Bodyboard e Bodysurf. As categorias são: Maior Onda do Ano, Ocyan Onda do Ano (melhor onda do ano feminino e masculino), Melhor Onda Bodysurf, Melhor Onda Bodyboard e Maior Vaca.

De acordo com os organizadores, uma ação como esta abre espaço para que surfistas locais de qualquer região do Brasil tenham a oportunidade de concorrer em igualdade com os big riders nacionais. Além disso, comprova que na costa litorânea brasileira, ao contrário do que muitos pensam, há sim ondas grandes.

- O Prêmio Ocyan de Ondas Grandes celebra os nossos atletas e as ondas incríveis, além de mostrar imagens impressionantes que muitos não imaginam ter no Brasil. É um prêmio democrático em que atletas amadores e profissionais disputam de igual para igual - disse Guilherme Braga, um dos idealizadores do projeto.

Assim como na edição de 2022, serão distribuídos mais de R$ 50 mil entre os vencedores. Os finalistas serão anunciados em abril, durante a cerimônia de premiação que acontecerá no Rio de Janeiro.

Siga o Lance! no Google News