Prefeitura do Rio publica decreto que regulamenta construção de autódromo

Lei Complementar havia sido aprovada pelo prefeito Eduardo Paes em julho de 2024

imagem cameraProjeto de Autódromo em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Câmara do Rio de Janeiro)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 04/01/2025
14:15
Compartilhar

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro publicou no diário oficial, na última sexta-feira (3), o decreto nº 55632, que regulamenta a Operação Urbana Consorciada. Esta ação estabelece e viabiliza as diretrizes das obras do Autódromo Parque de Guaratiba, que leva o nome do bairro da Zona Oeste da cidade.

Este será o primeiro circuito no município em 12 anos: o último foi o de Jacarepaguá, demolido em 2012. O documento detalha algumas diretrizes já estabelecidas no projeto da Câmara de Vereadores. Entre elas, o autódromo poderá ser usado para eventos e outras competições esportivas em épocas sem a realização de corridas automobilísticas.

➡️ Alonso prevê aposentadoria em 2026: ‘Hora da verdade’

➡️ Ferrari monta programa intensivo de testes para Hamilton em Fiorano e Barcelona

A Lei Complementar 273/2024, aprovada pelo prefeito Eduardo Paes em julho de 2024, tinha como prioridades realizar a operação do circuito de forma sustentável. O documento dispõe uma série de tecnologias a serem utilizadas no complexo para assegurar a eficiência energética, como o uso de painéis de energia fotovoltaica, iluminação de LED, economia de recursos naturais, sistemas de reuso de águas servidas, captação de água de chuvas e outras técnicas.

➡️ Irmão exalta capacidade de Schumacher em desenvolver carro: ‘Hamilton nunca fez isso’

Projeto do autódromo (Foto: Reprodução/Câmara do Rio de Janeiro)

Além disso, o decreto prevê a implantação de uma estação de BRT Transoeste perto do novo circuito para atender às demandas da população. No documento, há a definição de um plano para melhorar o fluxo do transporte público na região.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte 

Um conselho consultivo será formado para acompanhar o andamento da obra, com reuniões trimestrais para apresentar os resultados da fiscalização. A pista, projetada por Sergio Moreira Dias, homenageará a antiga pista de Jacarepaguá, com um traçado de 5.020 km e instalações modernas, preservando uma área de manguezal.

Siga o Lance! no Google News