Prêmio Isabel Salgado promove iniciativas de desenvolvimento social por meio do esporte

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (24), no Rio de Janeiro

imagem cameraCerimônia do Prêmio Isabel Salgado, no Rio de Janeiro (Foto: Joyce Rodrigues/Lance!)
Avatar
Joyce Rodrigues
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porPedro Werneck
Dia 24/09/2024
13:41
Atualizado em 24/09/2024
14:21
Compartilhar

A cerimônia do Prêmio Isabel Salgado foi realizada nesta terça-feira (24), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. A premiação surge como uma iniciativa que premiará projetos de atletas, ex-atletas e empreendedores sociais que promovam transformações através do esporte. A honraria terá foco inicial em projetos que envolvam o voleibol.

Maria Clara Salgado, filha da Isabel e atleta que desenvolveu o projeto, afirmou que a iniciativa tem o intuito de incentivar o uso do esporte como agente transformador, com a capacidade de mudar vidas.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

— Desejamos que o esporte possa ser cada vez mais legitimado como um meio para promover a inclusão, a igualdade e a transformação social. Além do poder que ele possui, temos a visibilidade e a capacidade de influenciar a sociedade, nos tornando protagonistas dessa mudança, assim como fez a minha mãe, que sempre acreditou no potencial do esporte como agente transformador, capaz de mudar vidas — disse Maria Clara.

Durante a cerimônia, a atleta também lembrou que a mãe foi uma defensora da igualdade e da justiça social.

— Queremos que este prêmio incentive outros atletas a utilizarem seu tempo e sua experiência para criar mudanças positivas nas vidas de crianças e jovens — finalizou.

➡️ Relembre a carreira de Isabel Salgado, mãe de Carol Solberg

Maria Clara Salgado, filha da Isabel e atleta que desenvolveu o projeto (Foto: Joyce Rodrigues/Lance!)

➡️ Jogo grávida, sucesso nas quadras e na areia… quem foi Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro

Como participar?

Atletas, ex-atletas e empreendedores sociais poderão submeter seus projetos, em âmbito nacional, a processo público de seleção, que identificará propostas que dialoguem com o voleibol. O edital será dividido em três categorias: Categoria Aurora, para atletas e ex-atletas com projetos sociais ativos; Raízes, para empreendedores sociais com projetos sociais ativos; e Semente, para pessoas que desejam iniciar um projeto social. O prêmio deseja incluir outras modalidades esportivas a partir das próximas edições.

A Premiação

A honraria terá edições anuais, que irão contemplar cada categoria com prêmios específicos. A Aurora será para os projetos premiados que receberão um aporte financeiro, o troféu e o brasão Isabel Salgado, homenagem que significa que este atleta ou ex-atleta é engajado socialmente; a categoria Raízes receberá um aporte financeiro e o troféu; já os premiados da categoria Semente, receberão uma capacitação em Gestão de Projetos Sociais e, ainda, poderão receber um aporte financeiro.

Isabel Salgado participou de duas Olimpíadas (Moscou e Los Angeles), foi peça fundamental da equipe brasileira na conquista do bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979 e obteve medalha em diversos torneios e campeonatos. Na década de 1980, foi eleita uma das seis melhores jogadoras de vôlei do mundo, sendo a primeira brasileira a atuar ​em uma liga estrangeira, contratada ​pelo Modena, na Itália, em 1980.​ A ex-jogadora faleceu em 2022, em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca decorrente de uma inflamação pulmonar.

Siga o Lance! no Google News