O barco argentino Califa 3 está confirmado na edição 2019 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, evento que será disputado de 13 a 20 de julho, em Ilhabela (SP). O veleiro, o primeiro estrangeiro inscrito, é um dos maiores de regatas de oceano do país, tendo levado o Mundial de IMS - Commodores' Cup em 1992. O Califa também já conquistou campeonatos da Argentina, mas nunca correu no litoral norte paulista.
Com novas velas, o barco, um Bruce Farr 44 de 1992, agora mede na categoria ORC, uma das categorias mais fortes tecnicamente da competição. Em 2018, o campeão da classe e no geral foi o Crioula, de Porto Alegre (RS).
- O Califa 3 nunca correu em Ilhabela, mas conhecemos os barcos favoritos e a vela nacional. Teremos regatas duras com o Crioula e o Pajero certamente explicou o comandante argentino Rodrigo Ferres.
Além da ORC, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela conta com as categorias IRC, Clássicos, RGS, Bico de Proa, HPE25, HPE30 e C30. em 2018, 123 barcos disputaram a competição.
'- A vela brasileira é forte tecnicamente e nós estamos entusiasmados em poder correr a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Nós argentinos temos muitos times profissionais que sempre correm regatas na Europa e Estados Unidos. A flotilha de ORC foi afetada pela crise, mas nos últimos dois anos está melhorando'.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela teve em 2018 os argentinos Mad Max (ORC) e Gualicho del Sur (HPE 25). Equipes da América do Sul principalmente invariavelmente correm as regatas do mês de julho. O clima menos frio do Brasil e o nível técnico das tripulações atraem os competidores de fora.
O último campeão estrangeiro da regata foi o uruguaio Cristabella em 2015 na classe ORC e o Phoenix/Mad Max na HPE30 no ano de 2017. Mas a Semana Internacional de Vela de Ilhabela já registrou outros grandes nomes dos países vizinhos como como os uruguaios Negra Swan 45, Memo Memulini.