Quais são os maiores campeões da Liga das Nações de Vôlei Feminino?

Itália venceu o segundo título da VNL em 2024

Escrito por

A Itália foi campeã da Liga das Nações de Vôlei Feminino de 2024 após vencer o Japão na grande decisão, realizada em Bangkok, na Tailândia, no último domingo (25). Com isso, as italianas chegaram ao segundo título na história da competição, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que tem três conquistas. A única outra campeã é a Turquia, com um troféu.

A Itália foi a grande campeã da Liga das Nações de Vôlei Feminino (Foto: Divulgação / Volleyball World)

O Brasil ainda não foi campeão da VNL ao longo de seis edições. No entanto, as brasileiras já ficaram com a prata três vezes. Em 2024, a Seleção terminou o torneio na quarta colocação.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Todos os medalhistas da VNL feminina

Estados Unidos - 🥇🥇🥇
Itália - 🥇🥇
Turquia - 🥇🥈🥉
Brasil - 🥈🥈🥈
China - 🥈🥉🥉
Japão - 🥈🥉
Polônia - 🥉
Sérvia - 🥉

➡️ João Fonseca derrota top 50 em exibição e rebate críticas

História e formato da Liga das Nações

A Liga das Nações de Vôlei foi fundada em 2018 como forma de substituir a Liga Mundial e o Grand Prix. A competição é realizada anualmente, e os times passam por diferentes países antes de realizarem a fase final em um mesmo local. O formato do torneio sofreu uma reformulação em 2022 e receberá outra em 2025. A partir do próximo ano, serão 18 seleções, e não mais 16.

A partir de 2025, a VNL contará com três grupos, ao invés de dois, com seis seleções cada, sendo que cada uma terá três semanas de competição para jogar. Com a mudança de formato, a FIVB, Federação Internacional de Voleibol promete uma semana a mais de descanso para os atletas que estarão disputando a Liga das Nações.

Não haverá mudanças na fase final da competição, que continuará sendo um mata-mata entre os oito melhores colocados do campeonato. A FIVB ainda promete uma outra mudança de formato em 2028, para coincidir com o calendário das Olímpiadas de Los Angeles.

Siga o Lance! no Google News