A Seleção Brasileira masculina de vôlei garantiu vaga na Olimpíada de Paris ao bater a Itália no Pré-Olímpico, no último domingo (8). A equipe vai em busca de mais uma medalha na história do torneio, em 2024. O Lance! listou todas as conquistas do Brasil na competição.
Desde que o vôlei masculino entrou para o cronograma olímpico, em 1964, o Brasil participou de todas as edições. Na primeira aparição, em Tóquio, a equipe ficou apenas na 7ª posição. A primeira medalha, de prata, veio só na Olimpíada de Los Angeles, em 1984.
Nas Olimpíadas seguintes, o Brasil se tornou uma das potências da modalidade, conquistando o ouro em Barcelona-1992, Atenas-2004 e Rio-2016. A equipe também chegou à medalha de prata em outras duas oportunidades: Pequim-2008 e Londres-2012.
Ao todo, são seis medalhas, três de ouro e três de prata. Na última Olimpíada, em Tóquio, a equipe foi derrotada pela Argentina na disputa pela medalha de bronze. A pior colocação do Brasil na história foi o nono lugar, na Olimpíada do México, em 1968.
+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
Para a Olimpíada de Paris, a Seleção Brasileira terá que achar um novo técnico. Após a vitória e a classificação contra a Itália, o treinador Renan Dal Zotto anunciou a saída do cargo. A única derrota do Brasil no Pré-Olímpico foi para a Alemanha, também classificada.