17 anos, 2,21m e destaque da liga espanhola, uma das mais competitivas do planeta. Esse é o pequeno, mas impactante currículo de Aday Mara, pivô do Casademont Zaragoza e apelidado de "Matador de Gigantes". Sob os olhares da NBA, a liga mais forte do planeta, o espanhol já começou a ser especulado no draft de 2023, sendo comparado ao francês Victor Wembanyama, favorito à primeira escolha da próxima cerimônia.
Aday completará 18 anos no dia 7 de abril e começou a brilhar no cenário internacional no ano passado. Pela seleção espanhola, com 12,6 pontos e 5 rebotes, foi um dos destaques do Mundial sub-17, no qual a sua equipe terminou com o vice-campeonato.
+ Quantos títulos tem Shaquille O'Neal, lenda da NBA?
Em 2021, ele estreou pelo time profissional do Zaragoza. Na mesma temporada, foi chamado de "unicórnio espanhol" por conta de seu potencial.
O diferencial do atleta é a capacidade de utilizar a força física à seu favor. Com 2,21m, Aday Mara protege bem no um contra um e, é claro, consegue pegar rebotes ofensivos.
O pivô foi chamado, em fevereiro, para participar do Acampamento Global Basquete Sem Fronteiras, em conjunto com a FIBA e a NBA. O jovem atleta foi destaque e integrou a seleção do evento, realizado junto com o All-Star Game.
Apesar das boas atuações do espanhol pelo Zaragoza, a fase da equipe não é das melhores. O clube ocupa a 14ª posição entre as 18 equipes. Ao todo, são 14 derrotas e apenas sete vitórias na liga nacional.