O brasileiro Alexandre Pantoja é o mais novo campeão do UFC. No último sábado (8), ele derrotou o mexicano Brandon Moreno e se tornou detentor do cinturão da categoria peso-mosca. A luta ainda foi eleita a melhor da noite, rendendo ao lutador um bônus de 50 mil dólares (R$ 243 mil).
Pantoja tem 33 anos e luta profissionalmente desde os 17. Nascido em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, o lutador é praticante de jiu-jitsu e conseguiu entrar no UFC depois de participar do reality show "The Ultimate Fighter: Tournament of Champions".
+ Bahia anuncia lateral, Bayern próximo da contratação de Kane… O Fim de Semana do Mercado!
Alexandre Pantoja participou do programa em 2016, edição que contou com campeões peso-mosca de organizações do mundo inteiro. O brasileiro conseguiu chegar às semifinais da disputa, perdendo para o japonês Hiromasa Ogikubo. O bom desempenho no reality show rendeu vaga imediata no UFC.
O lutador fluminense começou na organização presidida por Dana White com o pé direito. Pantoja venceu as duas primeiras lutas no UFC, ambas em 2017, contra Eric Shelton e Neil Seery. Ainda assim, ele precisou batalhar para se manter nos Estados Unidos até ser reconhecido como uma das estrelas do MMA. Durante a pandemia, o brasileiro chegou a trabalhar como motorista de aplicativo.
+ Confira como vai funcionar a “Copa da NBA” na temporada 2023/24
Juntando todas as organizações, Pantoja acumula um cartel de 26 vitórias e cinco derrotas no MMA. No UFC, foram 10 vitórias e três derrotas.