Quem é João Fonseca, substituto de Thiago Wild na Copa Davis e campeão do US Open juvenil?
O jovem de 17 anos é o maior destaque da modalidade no Brasil; conheça as curiosidades do próximo novato do circuito profissional
- Matéria
- Mais Notícias
O tenista João Fonseca foi convocado nesta quarta-feira (17), para substituir Thiago Wild que pediu dispensa, do duelo contra a anfitirã Suécia, marcado para os dias 2 e 3 de fevereiro, em Helsingborg.
Relacionadas
João é o terceiro representante do Brasil a conquistar um título juvenil de Grand Slam em simples — depois de Tiago Fernandes (2010) e Thiago Wild (2018), no caso do brasileiro foi o US Open de 2023. Muitos não conhecem a trajetória de João, que começou a se destacar no início do ano passado. Com isso o Lance! te conta a história da atual promessa do tênis brasileiro.
+João Fonseca estuda propostas para o tênis universitário americano mesmo após título do US Open
CARIOCA E FLAMENGUISTA
Nascido no Rio de Janeiro, Fonseca segurou pela primeira vez numa raquete aos 11 anos, idade quase tardia para começar a trajetória. O pequeno começou no futsal, no entanto, após uma lesão feia, João resolveu que era um esporte muito perigoso, de bastante impacto. Após o ocorrido, o carioca se apaixonou pelo tênis. Mesmo com o problema na modalidade anterior, o tenista não esconde a paixão pelo Flamengo.
Além de assistir o rubro-negro, o carioca também tem outros hobbies e costumes como jogar cartas com seu avô e comer açaí todos os dias no café da manhã quando está em casa.
PROMESSA DO TÊNIS BRASILEIRO
Antes de chegar a final de um Grand Slam em Nova Iorque, o brasileiro havia chegado as quartas do Australia Open, Roland Garros e Wimbledon. O tenista também jogou em casa, quando foi convidado a participar no Aberto do Rio, no entanto, foi derrotado pelo eslovaco Alex Molcan.
Em novembro, João foi o grande destaque da equipe do Brasil na Copa Davis Juvenil, que faturou o título pela primeira vez. Na campanha, ele venceu todos os jogos de simples e de duplas - junto de Gustavo Almeida.
Três meses depois, em janeiro, atuou ao lado do belga Alexander Blockx nas duplas em Melbourne, onde foi vice-campeão.
+Djokovic assume o Nº 1 pela 10ª vez e dispara na ponta
VESTE MARCA ESPORTIVA DE FEDERER
Neste ano, Fonseca assinou um contrato com a marca de material esportivo que tem Roger Federer como um dos sócios. O brasileiro usa o tênis de uma versão personalizada do suíço. Ao lado da polonesa Iga Swiatek e do americano Ben Shelton, ele é um dos únicos três tenistas a vestir a marca do suíço, um claro sinal de confiança em seu potencial.
+João Fonseca estuda propostas para o tênis universitário americano mesmo após título do US Open
O próximo passo de João é o circuito profissional, atualmente ele é o 650 do circuito da ATP.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias